Liga dos Campeões

Quem está na final da Champions 2022? Liverpool e Real Madrid disputam

Equipes se enfrentam no dia 28 de maio de 2022, sábado, na França, em busca do título de maior expressão do futebol europeu

Escrito por

Liverpool e Real Madrid vão disputar a final da Champions League em 2022. Cada uma das equipes passou pela semifinal e agora vão jogar a decisão mais importante do futebol no continente europeu. De um lado, o espanhol campeão por 13 vezes e, do outro, os ingleses que levantaram a taça em 6 oportunidades. Confira todas as informações de quem está na final da Champions 2022.

Quem está na final da Champions League 2022?

Liverpool e Real Madrid estão na final da Champions League em 2022. Os dois times vão disputar o título mais importante do futebol na Europa no fim do mês de maio, na França.

No grupo D, o Real Madrid terminou em primeiro lugar com 15 pontos após vencer cinco jogos e perder um. Depois, venceu o PSG nas oitavas de final de maneira heroica com virada extraordinária sob o comando de Benzema, somando 3 a 2 no placar.

Depois, nas quartas, o deixou o atual campeão Chelsea para trás por 5 a 4, novamente em jogo eletrizante do começo ao fim. Na semifinal, surpreendeu ao eliminar o Manchester City por 3 a 1, com direito a prorrogação e dois gols de Rodrygo no final do segundo tempo em dois minutos.

O Real Madrid é o maior vencedor da Champions, com 13 títulos.

Acompanhe a seguir toda a campanha do Real Madrid na Champions em 2022.

  • Inter de Milão 0 x 1 Real Madrid (1ª rodada)
  • Real Madrid 1 x 2 Sheriff (2ª rodada)
  • Shakhtar Donetsk 0 x 5 Real Madrid (3ª rodada)
  • Real Madrid 2 x 1 Shakhtar Donetsk (4ª rodada)
  • Sheriff 0 x 3 Real Madrid (5ª rodada)
  • Real Madrid 2 x 0 Inter de Milão (6ª rodada)
  • PSG 1 x 0 Real Madrid (Oitavas de final)
  • Real Madrid 3 x 1 PSG (Oitavas de final)
  • Chelsea 1 x 3 Real Madrid (Quartas de final)
  • Real Madrid 2 x 3 Chelsea (Quartas de final)
  • Manchester City 4 x 3 Real Madrid (Semifinal)

 

Do outro lado, o Liverpool chega com o título de favorito. No grupo B, venceu o seis jogos que disputou e marcou 16 pontos. Nas oitavas, derrotou a Inter de Milão por 3 a 1 no agregado. Nas quartas venceu o Benfica por 6 a 4 e, então, chegou até a semifinal.

Na penúltima fase, enfrentou o Villarreal, que vinha de vitória em cima do Bayern de Munique. No primeiro jogo, os ingleses venceram por 2 a 0. Na volta, na Espanha, os espanhóis abriram o placar com dois gols, precisando apenas de um para a classificação. Porém, o Liverpool fez questão de se manter ligado e fechou com o placar de 5 a 2 no agregado.

O Liverpool contabiliza 6 títulos em toda a historia.

Acompanhe a seguir toda a campanha do Liverpool na Champions em 2022.

  • Liverpool 3 x 2 Milan (1ª rodada)
  • Porto 1 x 5 Liverpool (2ª rodada)
  • Atlético de Madrid 2 x 3 Liverpool (3ª rodada)
  • Liverpool 2 x 0 Atlético de Madrid (4ª rodada)
  • Liverpool 2 x 0 Porto (5ª rodada)
  • Milan 1 x 2 Liverpool (6ª rodada)
  • Inter de Milão 0 x 2 Liverpool (Oitavas de final)
  • Liverpool 0 x 1 Inter de Milão (Oitavas de final)
  • Benfica 1 x 3 Liverpool (Quartas de final)
  • Liverpool 3 x 3 Benfica (Quartas de final)
  • Liverpool 2 x 0 Villarreal (Semifinal)
  • Villarreal 2 x 3 Liverpool (Semifinal)

Quando vai ser a final da Champions?

A final da Champions League vai ser em 28 de maio de 2022, sábado, a partir das 16h, pelo horário de Brasília.

A data da final é sempre marcada pela própria UEFA no começo da temporada, quando o calendário da competição é feito desde a fase dos playoffs até a decisão pelo troféu. As duas equipes entram em campo em um campo neutro em partida única para disputar o título.

Além disso, a data da final é sempre no final do mês de maio. No ano passado, a decisão do título aconteceu em 29 de maio de 2021, mas em Portugal. A sede da partida também é escolhida pela própria UEFA, podendo sofrer alterações como foi no ano passado, com a sede mudando da Turquia para as terras portuguesas.

Em que estádio vai ser a final da Champions?

A final da Champions em 2022 vai ser no Stade de France, em Saint-Denis, na França.

Inicialmente, a competição seria realizada em São Petersburgo, na Rússia. No entanto, após a invasão das tropas russas na Ucrânia em março, a UEFA optou por mudar a localização da final para Paris, no maior estádio da França, que logo optou receber a decisão.

Localizado em Saint-Denis, ao norte de Paris, na França, o Stade de France tem capacidade para receber aproximadamente 80 mil torcedores. Foi inaugurado em 1998 para receber os jogos da Copa do Mundo da FIFA. Desde então, se tornou a casa oficial da Seleção da França, além de compromissos de outros esportes.

Em 2003, recebeu o Campeonato Mundial de Atletismo e, em 2007, a Copa do Mundo de Rugby, além de outras duas finais da Champions League em 2000 e 2006, onde os campeões foram Real Madrid e Barcelona respectivamente.

Em 2024, o palco vai receber disputas das Olimpíadas de Paris.

Stade de france vai receber a final da champions. Foto: reprodução / stade de france oficial @stadefrance

Últimas finais de Champions League

Nos últimos anos, as finais da Champions mostraram grandes disputas em busca da tão sonhada taça ao fim da temporada, que promete iluminar a sala de troféus de qualquer time.

Disputadas inéditas foram registradas pelos torcedores, mas clássicos entre times do mesmo país, incluindo da Inglaterra, também aconteceram.

Na temporada passada, o Chelsea consagrou-se campeão pela segunda vez ao vencer o Manchester City na final, realizada em Portugal. Em 2020, mesmo com a pandemia, o Bayern de Munique venceu o Paris Saint-Germain, na primeira vez o time francês que conquistou o passaporte para a decisão.

Acompanhe a seguir as últimas finais da Champions League.

 

- Manchester City 0 x 1 Chelsea (2020/21)

- PSG 0 x 1 Bayern de Munique (2019/20)

- Tottenham 0 x 2 Liverpool (2018/19)

- Real Madrid 3 x 1 Liverpool (2017/18)

- Juventus 1 x 4 Real Madrid (2016/17)

Onde assistir a final da Champions em 2022?

O torcedor vai poder assistir a final da Champions através dos canais ESPN e TNT, além do site oficial do SBT e o streaming HBO Max.

Na TV aberta, o SBT é o grande responsável por transmitir as emoções da Champions League para todos os estados do Brasil. Na final, não vai ser diferente. A emissora vai exibir a decisão no sábado com transmissão desde o pré-jogo até o pós.

O site do canal também retransmite as imagens da partida de graça em seu site (www.sbt.com.br), assim como o aplicativo SBT Vídeos, completamente gratuito.

Para quem prefere streaming, o HBO Max vai transmitir em sua plataforma a decisão para assinantes. Você pode acompanhar no celular, tablet, computador ou até na smart TV.

 

+ Final da Copa do Mundo 2022: data da final no Catar 

Última modificação em 19/07/2022 21:18

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por