Futebol

Playoff do Campeonato Espanhol: saiba quem disputa o acesso à elite

Primeiro confronto da grande final do acesso à elite do futebol espanhol acontecerá no próximo domingo (13), às 16h; saiba onde assistir ao vivo

Escrito por

Mesmo com o fim da temporada na Europa, o futebol não para. Na segunda divisão do Campeonato Espanhol, Rayo Vallecano e Girona disputam a última vaga do acesso para a elite da competição. Serão dois jogos, ida e volta, começando no próximo domingo (13), a partir das 16h (horário de Brasília). Então, confira todas as informações sobre o playoff de acesso no Campeonato Espanhol.

Como funciona o playoff no Campeonato Espanhol?

Ao todo, 20 equipes integram a primeira divisão do Campeonato Espanhol. Na parte de cima da tabela, as quatro primeiras equipes se classificaram para a próxima Champions League, enquanto duas ganham vagas para a Liga Europa. Já na parte de baixo, três são rebaixadas automaticamente para a segunda divisão espanhola.

Enquanto isso, na tabela da segunda divisão no Campeonato Espanhol, o primeiro e segundo colocado ganham o acesso direto até a elite. Por fim, do terceiro ao sexto colocado da classificação, o playoff é realizado para determinar quem leva a terceira e última vaga.

Por fim, em sistema de ida e volta, o terceiro colocado enfrenta o sexto, enquanto o quarto joga contra o quinto, onde quem vencer chega até a final em busca do acesso para a elite do Espanhol.

Rayo Vallecano e Girona disputam o acesso à elite em 2021

As equipes do Girona e Rayo Vallecano foram rebaixadas para a segunda divisão do Campeonato Espanhol na temporada 2018/19, após terminarem em 18º com trinta e sete pontos e 20º com trinta e dois, respectivamente, na classificação.

De um lado, o Rayo Vallecano chega para disputar a grande final do playoff de acesso depois de uma temporada complicada ao terminar em 6º na tabela com sessenta e sete pontos, vencendo 19 jogos, empatando 10 e perdendo 13. Na semifinal, entretanto, não obteve trabalho para passar o Leganés, sob o placar de 5 a 1 no agregado. Agora, classificado para a final, deve colocar todos os seus principais jogadores em campo.

Enquanto isso, o Girona terminou a temporada regular em 5º lugar com setenta e um, contabilizando assim 20 vitórias, 11 empates e 11 derrotas no total. Na semifinal, venceu o primeiro confronto por 3 a 0, fechando o resultado no segundo jogo com empate sem gols fora de casa.

Equipe do girona vai disputar a final do playoff em 2021 (girona oficial / divulgação @gironafc)

Quando começa a La Liga em 2021/22?

O Campeonato Espanhol tem o seu início marcado para agosto de 2021, encerrando-se em maio do ano que vem. No entanto, a tabela oficial com todos os confrontos e datas ainda está disponível.

 

+ O que aconteceu com Lewis Hamilton? Entenda o erro do piloto 

Última modificação em 21/07/2022 11:30

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: La Liga