Futebol

Saiba como funciona o regulamento da Copa América 2021

Torneio entre seleções começa dia 13 de junho e terá 10 equipes na busca pelo título da competição continental.

Escrito por

A 47ª edição da Copa América começa no próximo dia 13 com o confronto entre Argentina e Chile. A competição será realizada no país argentino e ainda há uma indefinição sobre a outra sede, visto que a Colômbia não receberá o torneio por conta dos protestos no território. Com 10 seleções participantes, o campeonato se divide em fase de grupos e eliminatórias a partir das quartas. Confira então como funciona o regulamento da Copa América 2021.

Regulamento da Copa América 2021

A Conmebol dividiu as seleções em dois grupos, de acordo com suas posições geográficas. O grupo A da Argentina, também conhecido como Zona Sul, tem além dos anfitriões, a Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado a chave B, Zona Norte, tem a Colômbia, junto com Brasil, Equador, Peru e Venezuela.

Cada seleção enfrenta as outras quatro de sua chave apenas uma vez. Cada vitória equivale a três pontos, o empate vale apenas um e na derrota a equipe não pontua.

Argentina enfrenta o chile no jogo de abertura da copa américa 2021 (foto: reprodução/twitter fifa world cup)

As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam às quartas de final. Na fase eliminatória, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o quarto do B e assim sucessivamente. Os confrontos ficam da seguinte maneira: 1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A.

Em jogo único, o empate leva a disputa para os pênaltis e os vencedores de cada duelo avançam à semifinal e, por fim, à grande final no dia 10 de julho.

Jogos do Brasil no torneio

A Seleção Brasileira integra o grupo B na Copa América de 2021, competindo com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela por cinco rodadas, ou seja, apenas um jogo contra cada rival.

Caso avance à próxima fase da Copa América, o Brasil joga as quartas de final dia 2 ou 3, se vencer, joga a semifinal dia 5 ou 6 e, se chegar na decisão disputa o título no dia 10 de julho. Caso perca na semi, decide o terceiro lugar no dia 9.

  • Brasil x Venezuela – 14 de junho – 20h
  • Peru x Brasil – 18 de junho – 23h
  • Brasil x Colômbia – 24 de junho – 22h
  • Equador x Brasil – 28 de junho – 22h
Atual campeão do torneio, brasil vai em busca do bicampeonato (foto: lucas figueiredo/cbf)

SBT vai transmitir Copa América em 2021

O SBT confirmou a aquisição da Copa América 2021 e terá direito a transmissão de 10 jogos. De acordo com o portal UOL, o canal vai transmitir o jogo de estreia da Seleção Brasileira e todos os outros confrontos do elenco na competição, incluindo o mata-mata. Além disso, se o Brasil for eliminado, o SBT ainda assim irá transmitir as semis e a final.

A Dentsu ofereceu a venda de transmissões para as emissoras brasileiras há meses atrás. Entretanto, a empresa japonesa mudou a estratégia e ao invés de incluir as edições de 2024 e 2028, negociou apenas a Copa América 2021.

+ Confira o calendário dos próximos jogos da Seleção Brasileira

Última modificação em 25/07/2022 13:18

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por