Futebol

Superliga europeia: saiba quais clubes negaram participar do torneio

Clubes como Bayern de Munique, PSG e Everton negaram participar do novo torneio que gerou polêmica nos últimos dias

Escrito por

A polêmica criação da Superliga europeia movimentou os noticiários de todo o país. A nova competição trouxe clubes da Inglaterra, Espanha e Itália, como anfitriões e participantes, mas ao mesmo tempo também mostrou muitas opiniões contrárias a realização do mesmo. Times ao redor do continente negaram participar, enquanto outros deixaram em aberto a possibilidade. Então, confira quais clubes não vão estar na Superliga caso ela realmente saia do papel.

O que é a Superliga europeia?

A Superliga europeia é um novo torneio idealizado com disputas no meio da semana governada pelos próprios times fundadores, sendo eles Arsenal, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Tottenham e Chelsea representam a Inglaterra. Já na Itália, Juventus, Milan e Inter de Milão. Enquanto isso, na Espanha, os três principais times Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid estão dentro.

De acordo com o comunicado emitido pelo Liverpool, o principal objetivo é melhorar a qualidade das competições, criando também um melhor formato para os clubes da Europa. Além disso, os times esperam poder comunicar-se com a UEFA e a FIFA no futuro para, quem sabe, trabalharem juntos. Florentino Pérez, atual presidente do Real Madrid, será o presidente da Superliga, com apoio também do presidente da Juventus, Andrea Agnelli, tornando-se o vice-presidente da nova competição.

Bayern de Munique rejeita a Superliga europeia

O clube alemão divulgou nas redes sociais um comunicado assinado por Karl-Heinz Rummenigge, CEO do Bayern de Munique, e Herbert Hainer, o presidente, sobre a criação da Superliga. Em carta aberta, Hainer garante que a resposta para a nova competição é não, tornando o desejo de apoiadores como maior vontade. Enquanto isso, o CEO deixou claro que o Bayern não irá integrar o quadro da participantes da Superliga.

““Nossos membros e fãs rejeitam uma Super League. Como FC Bayern, é nosso desejo e nosso objetivo que os clubes europeus vivam a competição maravilhosa e emocionante que é a Liga dos Campeões, e a desenvolvam em conjunto com a UEFA. O FC Bayern diz não à Super League". 

PSG diz não para a Superliga e permanece com a UEFA

Após ser reeleito membro do Comitê Executivo da UEFA por três anos, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, deixou claro que o clube parisiense não vai manter nenhum tipo de relação com a futura competição.

"Acreditamos que qualquer proposta sem o apoio da UEFA - uma organização que se empenha em promover os interesses do futebol europeu há quase 70 anos - não resolve os problemas que a comunidade futebolística enfrenta atualmente, mas está em jogo".

Nasser al-khelaïfi, presidente do psg (c. Gavelle / psg)

Everton não participa de Superliga

A equipe do Everton, da Inglaterra, se pronunciou sobre o assunto mais comentado nos últimos dias no futebol internacional, a Superliga. Em comunicado, o time mostrou-se triste com 'propostas de uma liga separatista impulsionadas por seis clubes'.

Além disso, reintegrou que os seis times, sendo Arsenal, Chelsea, Manchester United, Manchester City, Tottenham e Liverpool, tem somente o intuito de ganhar mais dinheiro, não visando o bem estar de todos envolvidos, chamado de 'arrogância absurda'.

Benfica desmente fake news sobre Superliga europeia

Em Portugal, o Benfica levantou voz e desmentiu que irá participar da Superliga europeia. De acordo com o CEO do time, Domingos Soares de Oliveira, o clube de Lisboa foi a primeira organização de futebol no país a negar a participação no novo torneio.

"O Sport Lisboa e Benfica, no âmbito da sua presença na ECA – Associação Europeia de Clubes, sempre se manifestou contrário a qualquer competição fora do âmbito da UEFA, tendo, inclusive, contribuído ativamente para a reformulação do modelo competitivo da Liga dos Campeões pós-2024 (P24).O Sport Lisboa e Benfica sempre esteve, e estará, solidário com a UEFA e com os valores do futebol europeu: meritocracia, solidariedade e inclusão".

 

+ PSG campeão da Champions? Clubes podem ser expulsos com Superliga

Última modificação em 26/07/2022 13:01

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Superliga