PSG campeão da Champions? Clubes podem ser expulsos com Superliga

PSG campeão da Champions? confira as principais dúvidas apos a Superliga

A criação de um novo torneio no futebol europeu, intitulado de Superliga, pegou todos de surpresa na noite do último domingo (18). Ao mesmo tempo, especulações começaram a pipocar nas redes sociais envolvendo os principais clubes da Europa, principalmente o PSG, já que é semifinalista da Champions League.

Mas afinal, a exclusão de equipes que participam da Superliga pode dar ao Paris Saint-Germain o título da temporada 2020/21?

O que é a Superliga?

A Superliga europeia é um novo torneio criado por doze clubes da Europa para disputas no meio da semana governada por seus clubes fundadores, com o intuito principal de ser o oposto da Champions League, tomada pela UEFA.

Entre os idealizadores, estão Arsenal, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Tottenham e Chelsea representam a Inglaterra. Já na Itália, Juventus, Milan e Inter de Milão. Enquanto isso, na Espanha, os três principais timesAtlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid também estão dentro.

De acordo com o comunicado emitido pelo Liverpool, o principal objetivo é melhorar a qualidade das competições, criando também um melhor formato para os clubes da Europa. Além disso, os times esperam poder comunicar-se com a UEFA e a FIFA no futuro para, quem sabe, trabalharem juntos, o que parecer ser pouco provável no momento devido as complicações entre os dois lados.

Florentino Pérez, atual presidente do Real Madrid, será o presidente da Superliga, com apoio também do presidente da Juventus, Andrea Agnelli, tornando-se o vice-presidente da nova competição.

A 63
"ganhe isso no campo. Futebol é para os torcedores" (leeds oficial / @lufc)

UEFA ameaça banir clubes que participarem de Superliga

Em comunicado oficial publicado no site da UEFA, a federação prometeu medidas duras para evitar a criação da Superliga. Entre elas, estão a proibição para disputar qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, enquanto os jogadores de cada equipe não poderão jogar em suas seleções.

Além disso, segundo o jornalista Simon Evans, da Agência Reuters,  a UEFA estuda uma maneira de excluir Manchester City, Real Madrid e Chelsea, todos semifinalistas, da temporada atual da Champions League ainda esta semana. O dinamarquês Jasper Moller, membro do comitê da UEFA, afirmou que o plano é mesmo excluis as equipes do torneio, se não decidirem dar um passo para trás com a Superliga.

"Esses clubes precisam sair, e eu espero que isso aconteça na sexta-feira. Depois vamos ver como encerrar essa edição da Liga dos Campeões".

PSG pode ser o campeão da Champions League 2021?

Após o anúncio da Superliga e a suposta punição para Manchester City, Real Madrid e Chelsea na temporada atual da Champions League, torcedores mostraram-se confusos na internet sobre o possível desfecho.

Dessa maneira, se os três clubes forem excluídos da Champions, o PSG é o único que permanece, podendo tornar-se o campeão da edição. Entretanto, nada ainda está decidido.

A Liga Europa também sofreria consequências, já que Arsenal e Manchester United disputam as semi da competição na temporada, sobrando Villarreal e Roma.

 

+ José Mourinho deixa comando do Tottenham; veja quem pode substitui-lo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes