PSG campeão da Champions? Clubes podem ser expulsos com Superliga

PSG campeão da Champions? confira as principais dúvidas apos a Superliga

A criação de um novo torneio no futebol europeu, intitulado de Superliga, pegou todos de surpresa na noite do último domingo (18). Ao mesmo tempo, especulações começaram a pipocar nas redes sociais envolvendo os principais clubes da Europa, principalmente o PSG, já que é semifinalista da Champions League.

Mas afinal, a exclusão de equipes que participam da Superliga pode dar ao Paris Saint-Germain o título da temporada 2020/21?

O que é a Superliga?

A Superliga europeia é um novo torneio criado por doze clubes da Europa para disputas no meio da semana governada por seus clubes fundadores, com o intuito principal de ser o oposto da Champions League, tomada pela UEFA.

Entre os idealizadores, estão Arsenal, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Tottenham e Chelsea representam a Inglaterra. Já na Itália, Juventus, Milan e Inter de Milão. Enquanto isso, na Espanha, os três principais timesAtlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid também estão dentro.

De acordo com o comunicado emitido pelo Liverpool, o principal objetivo é melhorar a qualidade das competições, criando também um melhor formato para os clubes da Europa. Além disso, os times esperam poder comunicar-se com a UEFA e a FIFA no futuro para, quem sabe, trabalharem juntos, o que parecer ser pouco provável no momento devido as complicações entre os dois lados.

Florentino Pérez, atual presidente do Real Madrid, será o presidente da Superliga, com apoio também do presidente da Juventus, Andrea Agnelli, tornando-se o vice-presidente da nova competição.

“Ganhe isso no campo. Futebol é para os torcedores” (Leeds Oficial / @LUFC)

UEFA ameaça banir clubes que participarem de Superliga

Em comunicado oficial publicado no site da UEFA, a federação prometeu medidas duras para evitar a criação da Superliga. Entre elas, estão a proibição para disputar qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, enquanto os jogadores de cada equipe não poderão jogar em suas seleções.

Além disso, segundo o jornalista Simon Evans, da Agência Reuters,  a UEFA estuda uma maneira de excluir Manchester City, Real Madrid e Chelsea, todos semifinalistas, da temporada atual da Champions League ainda esta semana. O dinamarquês Jasper Moller, membro do comitê da UEFA, afirmou que o plano é mesmo excluis as equipes do torneio, se não decidirem dar um passo para trás com a Superliga.

“Esses clubes precisam sair, e eu espero que isso aconteça na sexta-feira. Depois vamos ver como encerrar essa edição da Liga dos Campeões”.

PSG pode ser o campeão da Champions League 2021?

Após o anúncio da Superliga e a suposta punição para Manchester City, Real Madrid e Chelsea na temporada atual da Champions League, torcedores mostraram-se confusos na internet sobre o possível desfecho.

Dessa maneira, se os três clubes forem excluídos da Champions, o PSG é o único que permanece, podendo tornar-se o campeão da edição. Entretanto, nada ainda está decidido.

A Liga Europa também sofreria consequências, já que Arsenal e Manchester United disputam as semi da competição na temporada, sobrando Villarreal e Roma.

 

+ José Mourinho deixa comando do Tottenham; veja quem pode substitui-lo

Você pode gostar também
buy cialis online