Flamengo

Flamengo pode perder pontos? Entenda a polêmica com Andreas Pereira

Santos entrou com ação na CBF para protestar a respeito do episódio envolvendo o jogador rubro-negro

Escrito por

No dia 28 de agosto de 2021, Santos e Flamengo se enfrentaram pela 18ª rodada do Brasileirão com a vitória do clube carioca. Entretanto, não foi o resultado que chamou a atenção mas sim a estreia de Andreas Pereira, recém-contratado. Entenda a polêmica envolvendo o elenco e se o Flamengo pode perder pontos.

O Flamengo pode perder pontos no Brasileirão?

Mesmo com o grave episódio envolvendo Andreas Pereira, o  Flamengo não deve perder pontos no Campeonato Brasileiro. De acordo com o presidente do Santos, Andres Rueda, indicou que o jogo não deve ser anulado, o Flamengo não pode perder pontos no Campeonato Brasileiro e nem o Santos receber uma nova pontuação mesmo com o grave episódio. Já o atleta pode ser alvo de processo civil e penal, além de multas.

A contratação de Andreas Pereira, do Manchester United, deu o que falar nas redes sociais. No entanto, o motivo não foi propriamente positivo para o Flamengo. O jogador chegou ao Rubro-Negro no dia 20 de agosto por empréstimo do Manchester United e entrou em campo no dia 28 de agosto sem cumprir os 14 dias de quarentena exigidos pela Anvisa. Pelas ordens da entidade, Andreas não poderia ter enfrentado o Santos na rodada pois, ao assinar o TCSV, se comprometeu a realizar quarentena por duas semanas, o que não aconteceu.

Após ser oficializado pelo BID, o Boletim Informativo da CBF, em 23 de agosto, o atleta tornou-se disponível para jogar no Flamengo. A primeiro partida em que Andreas apareceu na escalação foi contra o Grêmio, no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil no dia 25. Entretanto, Andreas não entrou em campo e permaneceu no banco.

Depois, no dia 28 de agosto, ele também foi escalado pelo técnico Renato Gaúcho para enfrentar o Santos na 18ª rodada do Brasileirão na Vila Belmiro, onde deixou o banco aos 36 minutos do segundo tempo substituindo Arrascaeta e, três minutos depois, marcou o seu primeiro gol com a camisa do Flamengo.

Andreas em campo pela primeira vez no flamengo. Foto: reprodução rede globo / sportv e premiere

Santos entra com ação na CBF contra Flamengo

Após a revelação, o Santos prometeu tomar sérias ações pelo episódio envolvendo Andreas e o Flamengo. De acordo com o jornalista Bruno Giufrida, do portal GE, o clube paulista irá registrar reclamação na CBF pelo jogador rubro-negro entrar em campo sem a devida quarentena.

No domingo, 11 de setembro de 2021, ao reprender o Corinthians por Willian, recém-contratado pelo clube, que também chegou do Reino Unido e não cumpriu a quarentena corretamente, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou comunicado em site oficial explicando também sobre o caso de Andreas Pereira. De acordo com a nota, a entidade possui conhecimento da escalação irregular do atleta e, agora, Andreas e Flamengo serão punidos.

Confira a nota da Anvisa sobre o caso.

 

"No caso do jogador Andreas Pereira, do Flamengo, a Anvisa teve conhecimento pela imprensa de que o atleta foi escalado e jogou em Santos, no dia 28/8.

Neste caso, o jogador ingressou no Brasil no dia 20/8 e também preencheu o TCSV, com o compromisso de cumprimento das medidas sanitárias dispostas na Portaria 655/2021, incluindo a quarentena obrigatória de 14 dias, por ter passado pelo Reino Unido nos últimos 14 dias antes da sua entrada no Brasil.

Diante dos fatos, a Anvisa comunicou o fato ao Cievs local para adoção das medidas sanitárias cabíveis, no sentido de punir o jogador e os demais envolvidos na organização da partida, sem prejuízo da avaliação quanto à responsabilização civil, administrativa e penal dos envolvidos".

Apresentação de andreas no flamengo. Foto: alexandre vidal / crf

Leia também - Copa do Mundo a cada 2 anos? Proposta da FIFA gera polêmica

Última modificação em 22/07/2022 16:05

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por