Flamengo

Quem é Carlos Carvalhal e qual é o seu estilo de jogo?

Português é um dos especulados para assumir o comando técnico do Flamengo em 2024, após a saída de Sampaoli

O trabalho de Jorge Sampaoli no Flamengo tem altos e baixos, por isso a diretoria carioca planeja buscar um novo treinador para a temporada de 2024. Em meio a muitos rumores, um nome voltou a ser especulado na Gávea: Carlos Carvalhal.

Abordado pela diretoria rubro-negra em agosto de 2020, o treinador português não concretizou o acordo por receio em relação à situação da pandemia de COVID-19 no Brasil na época. A informação é do jornalista Eric Faria, da Rede Globo.

Sendo assim, saiba quem é Carlos Carvalhal e qual é o estilo de jogo do possível novo técnico do Flamengo.

Quem é Carlos Carvalhal?

Carlos Carvalhal é um técnico de futebol português de 57 anos de idade e, atualmente, está sem clube depois de comandar o Celta de Vigo, da Espanha, por 29 partidas no Campeonato Espanhol. Com uma carreira consolidada na Europa, ele possui passagens por clubes em Portugal, na Turquia, Emirados Árabes Unidos e no Reino Unido. Foi campeão da primeira edição Taça da Liga, em 2007-08, com o Vitória de Setúbal e da Taça de Portugal, com o Braga, na última temporada (2020-21), contra o Benfica de Jorge Jesus.

Carvalhal tem passagens também por SC Espinho, Freamunde, Vizela, CD Aves, Leixões, Belenenses, Beira-Mar, Asteras Tripoli, Marítimo, Sporting, Besiktas, Istanbul BBSK, Sheffield Wednesday, Swansea, Rio Ave, Al-Wahda e Celta de Vigo.

Antes da carreira como treinador, ele foi jogador de futebol, atuando como zagueiro, durante as décadas de 80 e 90, jogando apenas em clubes portugueses, como o Porto e o próprio Braga. Pendurou as chuteiras em 1998 aos 32 anos no Sporting Espinho, onde começou a ser técnico na temporada seguinte.

Mais um treinador da escola portuguesa de futebol, Carvalhal é um estudioso do esporte, sem se prender a antigos conceitos. Ele também tem seu nome sugerido e avaliado por conta dos sucessos recentes dos compatriotas Jorge Jesus, Luís Castro e Abel Ferreira no Brasil.

No comando técnico do Flamengo, ele teria o maior desafio de sua carreira como treinador, já que, pela qualidade do elenco e pelo dinheiro investido, o clube sempre entra como um dos favoritos no Brasileirão e Copa do Brasil e é pressionado para ganhar, jogar bem e ser campeão.

Qual é o estilo de jogo de Carlos Carvalhal

Com inúmeros times e elencos diferentes na carreira, Carlos Carvalhal se mostra um técnico que consegue se adaptar bem com as peças que tem à disposição e com o contexto do clube que comanda. Apesar de ter montado suas equipes em um 4-4-2 na maior parte do tempo, atualmente, no Braga, ele alterna entre o 3-4-3 e o 4-3-3, e molda o estilo de jogo de acordo com o adversário.

Quando comandava times menores e com pretensões baixas, como não serem rebaixadas ou buscando um lugar no meio da tabela, o Swansea e o Sheffield Wednesday por exemplo, Carvalhal optava por marcações baixas, concentradas em seu próprio campo defensivo, com a defesa compactada e, no momento ofensivo, optando pelos contra-ataques rápidos, utilizando as pontas do campo e tentando finalizar a jogada o mais rápido possível.

No Braga, apesar de não ser sempre e com um domínio tão grande como seria no Mengão, a equipe de Carvalhal já sai mais para o jogo e tem mais a posse de bola para iniciar o momento ofensivo. No momento das criações, o time tem paciência para rodar e procurar espaços na defesa adversária, mas com velocidade, usufruindo muito das beiradas de campo e com vários jogadores se aproximando da área para finalizar. Portanto, para não ter uma troca de passes lenta e inofensiva.

Quando não tem a posse de bola, a equipe do treinador português marca em pressão alta na saída do adversário, para recuperá-la rapidamente e tentar roubá-la perto da grande área, gerando uma chance de finalização ou gol. Para acompanhar a marcação do ataque, a defesa sobe e se posiciona, geralmente, no setor do meio de campo, pressionando ainda mais o adversário.

Essa forma de jogo seria benéfica para a equipe carioca porque favorece o jogo ofensivo da equipe, ajuda a criar buracos nas defesas mais fechadas e pode gerar mais solidez ofensiva ao time. O estilo de jogo de Carlos Carvalhal se assemelha com o Flamengo de 2019 treinador por Jorge Jesus.

A formação inicial do Mengão não deve mudar muito, alternando mais a forma de jogar atual do que os atletas em si.

Foto: marcelo cortes/flamengo/divulgação

Ele vai ser o técnico do Flamengo?

Carvalhal está sem clube no momento depois de comandar o Celta de Vigo, da Espanha, o que o coloca mais uma vez no radar da diretoria do Flamengo. Em 2020 ele foi cotado para assumir o comando do Rubro-Negro após a saída de Torrent e Rogério Ceni e em 2022 novamente teve o seu nome ligado ao clube da Gávea.

Na primeira ocasião ele recusou a oferta por conta da Covid-19 no país. Já em 2022, após a saída do experiente treinador Renato Gaúcho, Carvalhal tornou-se o sonho da diretoria carioca. Segundo apurações do GE, Marcos Braz e Bruno Spindel viajaram até Braga para conversar com o treinador e o presidente do clube, mas Paulo Sousa acabou contratado.

O sucesso de Jorge Jesus entre 2019 e 2020, com um título do Brasileirão, Supercopa do Brasil, Libertadores e Recopa fez com que a diretoria diretoria rubro-negra buscasse um nome português para assumir o valioso elenco em diferentes ocasiões.

Em 2024, o nome de Carlos Carvalhal aparece novamente junto ao Flamengo, segundo o jornal português Bola na Rede. Sem clube, o comandante pode vir a custo zero para o clube brasileiro.

 

Leia também:

Faltam quantas rodadas para acabar o Brasileirão 2023?

Última modificação em 29/08/2023 12:10

Compartilhe