Esporte

Quais são as novas modalidades das Olimpíadas 2024 em Paris?

Surfe, escalada e skate continuam na lista de modalidades até os Jogos Olímpicos de Paris

Escrito por

Com o fim dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os apaixonados por esportes contam os minutos neste momento para o início dos Jogos de Paris em 2024. Depois de integrar o skate, surfe e a escalada ao quadro oficial de modalidades, o COI, Comitê Olímpico Internacional, optou por adicionar mais uma opção para a próxima edição: o breaking, estilo de dança ligado ao hiphop. Conheça mais sobre as novas modalidades das Olimpíadas para 2024.

Olimpíada de 2024 em Paris

A próxima Olimpíada do calendário esportivo vai acontecer a partir entre os dias 26 de julho até 11 de agosto em 2024, com ninguém mais e menos do que Paris, a grande capital francesa que reúne elegância, beleza e muita história, como a sede, escolhida pelo COI, o Comitê Olímpico Internacional, grande responsável por determinar todas as decisões envolvendo os Jogos.

De acordo com o site oficial das Olimpíadas de Paris 2024, o evento será realizado ao longo do Rio Sena, local que receberá a Vila Olímpica, em apenas 15 minutos do centro de Paris até pontos de referência como a Torre Eiffel e o Grand Palais.

Além disso, Paris promete realizar arenas e estádios entre os lugares mais desejados da cidade, contando com vistas incríveis para turistas que planejam assistir de perto os Jogos.

Foto: divulgação

Quais são as novas modalidades das Olimpíadas 2024 em Paris?

A partir de Tóquio, o Comitê Olímpico Internacional renovou o quadro de modalidades visando atrair mais atenção para o evento e, através das redes sociais, movimentar o engajamento da marca. Dessa maneira, adicionou mais três modalidades sendo o skate, surfe e a escalada, formando então 32 esportes olímpicos. Em 2021, as três categorias fizeram sucesso tanto com o público jovem como os mais velhos, mostrando interesse em entender as práticas, regras e história.

Foi então que, em dezembro de 2020, o COI anunciou mais uma novidade para os fãs de esportes: o breaking, estilo de dança ligado ao hiphop, também será uma modalidade olímpica a partir de 2024, nos Jogos Olímpicos de Paris.

Por outro lado, o karatê e o beisebol/softbol se despedem da competição também por decisão do Comitê.

Breaking fará parte do calendário de modalidades. Foto: olympics oficial / www. Olympics. Com

O que é o breaking?

O estilo de dança nasceu nos Estados Unidos na década de 1970, mais especificamente no bairro do Bronx, em Nova York. A dança surgiu entre as festas na comunidade hip hop. Na dança, movimentos acrobáticos, footwork estilizado e o papel do DJ e o MC, mestre de cerimônias, são fundamentais durante as batalhas, onde dois dançarinos disputam quem é o melhor. No entanto, a dança se tornou competição somente em 1990.

Em 2024, os competidos masculinos e femininos se enfrentarão em batalhas solo, onde cada apresentação vale nota para os atletas e, assim, alcançarem até a grande final em busca do primeiro ouro dos Jogos Olímpicos.

É importante ressaltar também que foi em 2018 nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, que o Breaking surgiu no meio olímpico, ganhando apoio do COI para integrar oficialmente o maior evento de esportes do mundo.

Leia também - Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021: onde assistir ao vivo o evento

Última modificação em 23/07/2022 12:20

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por