Esporte

Quem ganhou a F1 de 2008? Relembre como foi a temporada da Fórmula 1

Relembre uma das mais polêmicas temporadas da elite do automobilismo

Escrito por

Não há dúvidas de que a temporada 2008 da Fórmula 1 foi uma das mais emocionantes e polêmicas de toda a história do automobilismo. O brasileiro Felipe Massa chegou perto de conquistar o título mundial, mas foi desbancado por um novato que, mais tarde, se tornaria o maior campeão ao lado de Michael Schumacher.

Quem ganhou a Fórmula 1 em 2008?

Correndo pela McLaren, o britânico Lewis Hamilton ganhou a Fórmula 1 de 2008 após somar 98 pontos. O inglês tirou a chance do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, de conquistar o primeiro troféu, com um ponto de diferença entre os pilotos.

Na época com 23 anos, Hamilton liderava a temporada da Fórmula 1, com Felipe Massa em segundo lugar brigando pelo título. Diferentemente das edições atuais, onde só Max Verstappen lidera a classificação, pilotos de diferentes equipes tomavam a primeira posição, até o jovem Lewis Hamilton assumir o posto.

Lewis Hamilton venceu as provas da Austrália, Monaco, Inglaterra, Alemanha e China. Já Massa faturou as corridas de Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil. Soma-se também os pontos extras por voltas.

Classificação dos pilotos em 2008 na Fórmula 1

1) Lewis Hamilton (McLaren) - 98 pontos

2) Felipe Massa (Ferari) - 97 pontos

3) Kimi Raikkonen (Ferrari) - 75 pontos

4) Robert Kubica (Sauber BMW) - 75 pontos

5) Fernando Alonso (Renault) - 61 pontos

6) Nick Heidfeld (Sauber BMW) - 60 pontos

7) Heikki Kovalainen (McLaren) - 53 pontos

8) Sebastian Vettel (STR Ferrari) - 35 pontos

9) Jarno Trulli (Toyota) - 31 pontos

10) Timo Glock (Toyota) - 25 pontos

11) Mark Webber (Red Bull Renault) - 21 pontos

12) Nelson Piquet Jr (Renault) - 19 pontos

13) Nico Rosberg (Williams) - 17 pontos

14) Rubens Barrichello (Honda) - 11 pontos

15) Kazuki Nakajima (Williams) - 9 pontos

16) David Coulthard (Red Bull Renault) - 9 pontos

17) Sebastien Bourdais (Str Ferrari) - 3 pontos

18) Jenson Button (Honda) - 3 pontos

19) Giancario Fisichella (Force India Ferrari) - 3 pontos

20) Adrian Sutil (Force India Ferrari) - 0 pontos

21) Takuma Sato (Super Aguri Honda) - 0 pontos

22) Anthony Davidson (Super Aguri Honda) - 0 pontos

O que aconteceu em 2008 com Felipe Massa?

Felipe Massa reivindicou o resultado da F1 de 2008 já disse que se considera campeão daquele ano. Mas o que aconteceu?

GP da Singapura em 28 de setembro de 2008

Tudo começou com o Grande Prêmio de Singapura, em setembro daquele ano. Felipe Massa liderava a corrida quando na volta 14, o brasileiro Nelson Piquet Jr., da Renault, bateu no muro pela curva 17,  obrigando o Safety Car a entrar na pista para retirar o piloto.

A Ferrari chamou Felipe Massa para o box, mas a equipe cometeu o erro de deixar a mangueira presa no carro sem terminar de reabastece-lo o suficiente. A partir daí, Felipe Massa não conseguiu se recuperar, furou o pneu e quase bateu com Adrian Sutil.

Massa terminou a prova em 13º lugar, sem marcar pontos. Já Hamilton ficou em terceiro lugar e aumentou a vantagem na liderança.

Dias depois, segundo apurações do GE, Nelson Piquet Jr. contou para um amigo que bateu o carro de propósito para favorecer Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, após a ordem dada por Pat Symonds, diretor de engenharia da equipe, e Flavio Briatore, dirigente da Renault. O fato foi confirmado pela FIA após investigações.

 

GP do Japão em 12 de outubro de 2008:

No Japão, tanto Lewis Hamilton como Felipe Massa terminaram fora do pódio depois de baterem no início da corrida. O brasileiro ficou em sétimo enquanto Hamilton terminou em 12º lugar, sem marcar pontos, caindo a diferença para cinco pontos entre os dois na classificação geral.

 

GP da China em 19 de outubro de 2008:

Na China, na penúltima corrida, Lewis conseguiu liderar a prova sem problemas enquanto Felipe Massa ficou em segundo lugar, com ambos marcando ponto. A diferença voltou a ser de sete pontos, com vantagem ao inglês da McLaren.

 

GP do Brasil em 02 de novembro de 2008:

A temporada foi decidida no Brasil, em Interlagos, com sete pontos de diferença entre os dois pilotos. Felipe Massa assumiu a liderança por toda a prova, contando com o apoio da torcida, enquanto Lewis Hamilton aparecia em sexto lugar.

No finalzinho da prova, entretanto, Hamilton passou Timo Glock, terminou em quinto e conseguiu o ponto necessário para ganhar o primeiro título mundial da Fórmula 1, em 98 contra 97 de Massa.

 

O que dizem Lewis Hamilton e Felipe Massa sobre o título?

Felipe Massa e Lewis Hamilton já apresentaram opiniões bem diferentes quando o assunto é a temporada 2008 da elite de automobilismo. O brasileiro enviou uma carta para a FIA e a Fórmula One Managment (FOM) em agosto de 2023 pedindo uma reposta sobre o título daquela edição.

Para Massa, ele é o campeão da temporada, já que acabou prejudicado após a batida intencional de Nelson Piquet Jr para beneficiar Fernando Alonso, seu colega da equipe. Isso porque Bernie Ecclestone também revelou que sabia do ocorrido antes mesmo do caso vir a tona.

Hamilton, por outro lado, disse que 'tem uma memória muito ruim, e que não se lembra daquele ano'. O heptacampeão também garantiu estar focado no presente, evitando dar detalhes sobre a polêmica com Massa.

Relembre quem são os maiores campeões da Fórmula 1

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por
Tags: F1