Beleza

Cabelo queimado: dicas de tratamento e cuidados para recuperar os fios

Não se desespere com ao perceber o seu cabelo queimado. É possível recuperar os fios com as nossas dicas de tratamentos e cuidados.

Quem já teve o cabelo queimado por secador, chapinha, babyliss ou pelo uso de químicas sabe o quão desesperador é passar por essa experiência.

Se você está vivendo isso neste momento, aprenda a seguir algumas dicas de tratamentos e cuidados para recuperar os fios do cabelo danificado e evitar futuros acidentes.

 

Cabelo queimado: quais as causas?

Reprodução / unplash

 

Antes de tudo, vamos frisar que não é só quem utiliza aparelhos térmicos que podem sofrer com o cabelo queimado. É claro que quem usa a chapinha, secador ou babyliss no seu cotidiano, corre mais o risco de ter esse incômodo.

Entretanto, o cabelo pode queimar com o uso excessivo de química nos procedimentos capilares como alisamento, descoloração e tintura. Por exemplo, ao não respeitar os intervalos entre as aplicações ou a mistura de produtos ser incompatível.

Da mesma forma, a exposição por muito tempo aos raios solares não faz bem aos cabelos, deixando os fios fracos e com aspecto áspero e seco.

Logo, o uso incorreto e em excesso de aparelhos térmicos, de químicas e exposição ao sol são os vilões do cabelo danificado.

Como identificar um cabelo danificado?

Geralmente, o cheiro de fios queimados e a nuvem de fumaça que se forma ao redor da cabeça não deixam dúvidas: é cabelo queimado. Brincadeiras à parte, mas realmente não é nada agradável perceber esse problema e sentir o seu cabelo diferente. Mas diferente como?

Além do cheiro ou da imagem, é fundamental identificar a gravidade da queimadura dos fios para entender os primeiros cuidados. Sendo assim, fios ressecados, porosos, opacos e quebradiços já são sinais de cabelo danificado. Pois todos esses procedimentos, se utilizados em excesso ou de forma incorreta, retiram a proteção natural da fibra capilar.

Cabe ressaltar que os fios queimados podem ser resultado de vários processos pelo qual o cabelo passou durante meses. Ou seja, o problema vai além de um descuido em casa ou acidente no salão de beleza.

Cabelo queimado: como recuperar e dicas de prevenção

Holistic habits (reprodução / instagram)

 

Agora que você já entendeu as causas e como identificar um cabelo danificado, é bom não entrar em pânico e anotar essas dicas de tratamentos e prevenção. Entretanto, saiba que cada caso vai exigir um cuidado diferente.

 

Utilize um bom protetor térmico

Para proteger os fios do secador, chapinha ou babyliss, a dica é nunca se esquecer de utilizar o protetor térmico. Afinal, é ele que vai proteger os fios das altas temperaturas, mantendo a fibra capilar saudável.

Aplique máscaras ou produtos naturais

Assim que você identificar o cabelo queimado, um método de cuidado rápido é utilizar máscaras reconstrutoras. Portanto, opte por produtos cosméticos específicos que recuperam os fios danificados como os que contém queratina, colágeno, proteínas e aminoácidos.

De tal forma que é possível recorrer também aos tratamentos naturais, com receitas caseiras para a hidratação e recuperação dos cabelos.

 

Reconstrução capilar para cabelo danificado

A reconstrução capilar é uma ótima aliada para cuidar do cabelo danificado. Ela é uma das últimas etapas do cronograma capilar e responsável por repor os nutrientes perdidos durante um procedimento químico como alisamento, descoloração ou tinturas. Aliás, ela é indicada no cabelo queimado por descoloração.

 

Proteção solar

É imprescindível a proteção solar para os cabelos. Como já falamos, a exposição excessiva aos raios solares também deixa os fios danificados.

Além disso, se as suas madeixas estiverem em estado de alerta, é bom utilizar proteções físicas como lenços, turbantes e chapéus quando estiver ao ar livre e no sol.

 

Diminuir o uso de aparelhos térmicos e químicas

Reprodução / unplash

 

Se você não abre mão do secador ou de algum procedimento químico, a dica é tentar reduzir o uso para dar um respiro aos fios. Por exemplo, você pode alternar as semanas de uso dos aparelhos térmicos e adiar por mais tempo o alisamento.

Corte

Em último caso e nas situações mais graves de cabelo queimado, a única solução para voltar a ter os cabelos saudáveis é entrar na tesoura. Então, procure um profissional para te orientar sobre o estado dos fios e a melhor opção, como o corte.

Dicas extras para evitar o cabelo queimado

Por fim, ao manusear os aparelhos térmicos, tenha precauções como:

  • Não deixe o secador e a chapinha por muito tempo nos cabelos. Respeite as recomendações do fabricante do produto.
  • Mantenha o secador a uma distância de 10 a 15 centímetros entre o cabelo. Além disso, não deixe o jato de calor do aparelho no mesmo ponto por muito tempo.
  • Quando você for usar a chapinha, não demore muito tempo nas pontas para não queimá-las.

Última modificação em 28/07/2022 21:46

Compartilhe