Categories: Bolsa

Ibovespa ignora pressão da inflação nos EUA e opera em alta

Resultado acima do esperado da inflação norte-americana veio acima do esperado pelo mercado local

Escrito por

O Ibovespa abriu o pregão desta quinta-feira, 10, em alta, na esteira da divulgação, mais cedo, do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que veio acima do esperado. O salto foi de 0,6% em maio e 5% na base anual, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS). A projeção, segundo consenso de economistas e analistas do Refinitiv, era de alta de 0,4% na comparação com abril e de 4,7% frente a maio de 2020.

Foi a maior alta na base anual para o período, quando subiu 5,3% em agosto de 2008,  pouco antes da crise econômica que abalou o mercado financeiro americano. Já com relação ao indicador de inflação que exclui os componentes voláteis de alimentos e energia, a alta registrada pelo Bureau of Labor Statistics foi de 0,7% na comparação com abril e de 3,8% frente maio do ano passado. A expectativa era de alta de 0,4% e de 3,4%, respectivamente.

Com o resultado, o mercado volta sua atenção para o Federal Reserve (Fed). Embora as chances de o Fed elevar a taxa de juros neste momento sejam pequenas, o banco central norte-americano pode antecipar a retirada dos estímulos via redução de recompra dos títulos de renda fixa.

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) informou que manterá as taxas de juros inalteradas. Também deve elevar o ritmo da compra de títulos emergenciais em comparação ao que movimento do início do ano. Depois desse posicionamento, a taxa de depósito do BCE, utilizada como referencial neste assunto, permanece na casa de -0,5%, dando alívio para investidores da região.

Às 10h11 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em alta de 0,37%, a 130.383 pontos.

Ibovespa hoje, 10 de junho de 2021

Sem maiores indicadores no Brasil, o destaque fica no campo político, após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, autorizar que Wilson Lima (PSC), governador do estado do Amazonas, não compareça na CPI da Covid e, se for até a comissão,  permaneça em silêncio. Parlamentares querem ouvir do governador sobre a tese de que o Amazonas adotou uma estratégia de "imunidade de rebanho" contra a covid-19.

No entanto, Lima argumenta que governadores não podem ser obrigados a comparecer em uma CPI no Senado, já que o foco é na esfera federal. Para investigações locais, a comissão teria que ser formada na Câmara Estadual.

O mercado também deve se movimentar hoje sob o efeito do resultado da inflação no Brasil, elevando a pressão sobre o Banco Central na elevação dos juros. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,83% em maio em relação abril. O índice veio acima da expectativa de analistas do mercado, de alta de 0,76%. Com a alta de 0,83% do IPCA, a inflação acumulada em 12 meses subiu para 8,06%, bem acima do teto da meta fixada pelo Banco Central para 2021, de 5,25%.

Última modificação em 21/07/2022 11:21

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por