Bolsa

Ibovespa recua entre resultado do IPCA e espera por inflação nos EUA

Inflação no Brasil veio acima do esperado com a maior taxa para mês de maio desde 1996

Escrito por

Depois de interromper uma sequência de oito altas, o Ibovespa abre o pregão desta quarta-feira, 9, em queda. O mercado começa dividido entre a espera pela inflação dos Estados Unidos, a CPI, que será divulgada nesta quinta-feira, 10. A expectativa quanto ao aumento da inflação poderá definir uma possível decisão do Federal reserve (Fed, o banco central norte-americano) quanto  à dimensão dos estímulos econômicos.

O peso da preocupação de investidores do Ibovespa com uma inflação global vem da China. Por lá, o índice de preços ao produtor subiu 9% em maio em comparação com o mesmo período do ano passado. Analistas ouvidos pela Reuters indicavam projeção de alta de 8,5%. É, assim, a maior alta anual dos preços ao produtor em maio em mais de 12 anos, impulsionada principalmente por conta da forte alta dos preços dos commodities.

Melhora o humor do Ibovespa, está a previsão do Banco Mundial para crescimento para a economia global em 2021. A instituição elevou sua previsão de alta de 4%, divulgada em janeiro deste ano, para 5,6%.

Às  10h11 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em queda de 0,13%, a 129.622 pontos.

Ibovespa hoje, 9 de junho de 2021

No noticiário doméstico, o que mais movimenta o Ibovespa também é a inflação.  Divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve um salto de 0,83% em maio de 2021 na comparação com abril.  É a maior taxa para o mês desde 1996, quando subiu 1,22%. Projeções da Refinitiv indicavam uma expectativa do mercado de alta de 0,71% no mês.

Também mais tensão com o noticiário político na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Na véspera, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que desconhece qualquer gabinete paralelo do ministério, apesar de vídeos comprovando a existência. Por outro lado, disse que não há evidências da eficácia de medicamentos como a cloroquina contra a Covid e defendeu que a solução para a pandemia da doença passará pela vacinação.

Última modificação em 21/07/2022 11:18

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por