Ibovespa recua e perde os 130 mil pontos da véspera

Após sequência de recordes, dia foi de investidor realizar lucros e bolsa terminou o dia em baixa

Após uma sequência de altas, quebrando recordes históricos, o Ibovespa fechou a terça-feira, 8, em queda. Investidores aproveitaram o bom momento para resgatar ganhos.

Bancos, por exemplo, registraram perdas de até 0,8% ao longo do dia. O que segurou o Ibovespa de um recuo maior foi o desempenho da Petrobras, com papeis subindo 1,3%. Ao final do dia, o índice fechou em queda de 0,76% encerrando aos 129.787 pontos e com volume financeiro negociado de R$ 35,731 bilhões.

O noticiário seguiu um caminho positivo com o comércio varejista. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo subiram 1,8% em abril de 2021 ante março, maior alta para o mês desde 2000. Na comparação com igual mês de 2020, as vendas do varejo tiveram um salto de 23,8%. A expectativa, segundo o Refinitiv, er de alta de 0,1% na comparação com março.

As declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em defesa do fim do auxílio emergencial e a aprovação de novo programa social em substituição ao Bolsa Família antes do recesso parlamentar pouco pesou no índice e no otimismo do mercado. O mercado olhou para a prorrogação do auxílio emergencial por mais dois meses, já confirmada pelo governo, e que poderá ter impacto negativo sore as contas do governo abrindo espaço para o risco fiscal.

Ibovespa hoje, 8 de junho de 2021

No cenário externo, o Ibovespa acompanha o desenrolar do número de postos de trabalho abertos nos Estados Unidos em março. De acordo com relatório Jolts, divulgado nesta terça-feira pelo Departamento de Trabalho, foram abertos 9,286 milhões de vagas em abril, partindo de 8,288 milhões de postos de trabalho criados em março. Esse é o maior número registrado no mercado americano desde o início da série histórica do Departamento, no início de 2000.

Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em queda. Puxando esse resultado ruim estão os dados revisados sobre o PIB do Japão, no primeiro trimestre, que teve uma queda de 3,9% no período. Apesar do resultado negativo, ficou acima da expectativa de economistas, que chegaram a prever uma contração de 5,1% e, depois, passou a ter uma projeção de 4,8% de queda.

Já na Europa, as bolsas apresentam principalmente desempenhos positivos. Investidores também repercutem os dados revisados do PIB na Zona do Euro e dados sobre emprego relativos ao primeiro trimestre. O PIB teve um recuo de 1,3% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2021. Foi um resultado melhor do que o esperado de 1,8%. Já os dados sobre emprego tiveram queda de 1,8% no período na comparação anual.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes