Bolsa

Ibovespa fica entre perdas e ganhos e fecha em leve alta

Depoimento de ex-ministro Ernesto Araújo ganhou espaço em dia de poucos números na economia

Escrito por

Em um dia com noticiário morno e de indicadores mais fracos, o Ibovespa ficou entre perdas e ganhos ao longo desta terça-feira, 18. As altas da Vale e de bancos ajudaram o índice a se recuperar em um dia que investidores poderiam buscar resultados após alta na véspera. Com isso, o Ibovespa contrariou as expectativas de mercado de uma possível queda.

As atenções se voltaram principalmente para o depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.  Araújo era um dos mais aguardados devido às falas e atitudes polêmicas no campo diplomático em sua gestão e defesa do uso da cloroquina.

A sessão foi tensa com o ex-ministro negando ter tido qualquer comportamento hostil à China. Também se esquivou de responsabilizações de fake news e da defesa da cloroquina. E não se responsabilizou quanto à falta de vacinas no Brasil, colocando a conta no colo do Ministério da Sáude.

Investidores ainda acompanham o desenrolar, na Câmara dos Deputados, da Medida Provisória de privatização da Eletrobrás. Os parlamentares pautaram a votação da MP para quarta-feira, 19. Com isso, as ações da estatal deram um salto de 3% antes do encerramento do pregão, com investidores otimistas com a privatização.

Na área da saúde, as notícias de queda na curva de mortes no Brasil, apesar das médias de novos casos ter estacionado em um patamar ainda elevado, somadas às notícias da chegada de novos lotes de insumo para a fabricação da vacina no Brasil, dão um novo fôlego ao mercado com influências diretas no mercado.

Com isso, o Ibovespa fecha em leve alta de 0,03%, a 122.979 pontos, com volume financeiro negociado de R$ 27,6 bilhões. Enquanto isso, na outra ponta, o dólar voltou a ter queda. Desta vez, foi de 0,22%, a R$ 5,25.

Ibovespa hoje, 18 de maio de 2021

Já no mercado externo, pouca movimentação. Investidores ainda trabalham com a dúvida em relação à inflação nos Estados Unidos. Continuando a especulação desse tema, após dados de emprego em território americano decepcionarem, agora o mercado aguarda a ata do Federal Open Market Committee (Fomc) na quarta-feira, 19.

Além disso, hoje foram divulgados dados econômicos do Japão e da Europa. Em relação ao país asiático, a economia recuou 5,1% entre janeiro e março em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o Produto Interno Bruto (PIB) de março apresentou uma queda de 1,3% na comparação com o trimestre anterior. É um resultado levemente pior do que a expectativa de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.

Mesmo assim, as bolsas na Ásia fecharam o pregão em alta. O Nikkei, do Japão, saltou 2,09% no pregão. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,31%, em um avanço semelhante ao Kospi, da Corei do Sul, que saltou 1,23%.

Investidores do Ibovespa também acompanham dados do PIB da Zona do Euro. Houve um recuo de 1,8% na comparação anual, seguindo projeções. Na comparação trimestral, enquanto isso, a queda foi de 0,6%, também ficando de acordo com as projeções de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters. Assim, o índice Eurostoxx apresenta uma alta de 0,10%, impulsionado pelos resultados e bom desempenho de petroleiras.

Última modificação em 26/07/2022 06:28

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por