Ibovespa abre em leve queda de olho na CPI da covid

Depoimento do ex-ministro Ernesto Araújo é um dos mais aguardados devido às polêmicas internacionais geradas em sua gestão

O Ibovespa abriu em leve queda, nesta terça-feira, 18, em dia de poucos indicadores econômicos. O destaque hoje deve se concentrar no retorno da sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. A Comissão ouve nesta manhã o depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, um dos mais aguardados devido às falas e atitudes polêmicas no campo diplomático em sua gestão, em especial ao comportamento de hostilidade à China, maior fornecedor do insumo para a produção da vacina aqui no Brasil.

Hoje à tarde, a Câmara dos Deputados discute a Medida Provisória de privatização da Eletrobras, com forte indícios de que a medida se encaminha para uma aprovação ainda nesta terça-feira. Na área da saúde, as notícias de queda na curva de mortes no Brasil, apesar das médias de novos casos ter estacionado em um patamar ainda elevado, somadas às notícias da chegada de novos lotes de insumo para a fabricação da vacina no Brasil, devem dar um fôlego também ao mercado.

Em dia de poucos indicadores, o Ibovespa olha para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de São Paulo. Na segunda quadrissemana de maio, o IPC subiu 0,28%, desacelerando em relação a alta de 0,35% observada na primeira quadrissemana deste mês e ficando de acordo com a expectativa de analistas. As informações foram divulgadas na manhã de hoje pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Às 10h09 (horário de Brasília) o Ibovespa operava em queda de 0,06%, aos 122.859 pontos.

Ibovespa hoje, 18 de maio de 2021

No mercado externo, investidores ainda trabalham com a dúvida em relação à inflação nos Estados Unidos. Depois de uma semana recheada de especulação, principalmente após dados de emprego em território americano decepcionarem, agora chega a vez de uma semana em espera. A ata do Federal Open Market Committee (Fomc) será divulgada na quarta-feira, 19.

Além disso, hoje foram divulgados dados econômicos do Japão e da Europa. Em relação ao país asiático, a economia recuou 5,1% entre janeiro e março em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, o Produto Interno Bruto (PIB) de março apresentou uma queda de 1,3% na comparação com o trimestre anterior. É um resultado levemente pior do que a expectativa de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters.

Mesmo assim, as bolsas na Ásia fecharam o pregão em alta. O Nikkei, do Japão, saltou 2,09% no pregão. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,31%, em um avanço semelhante ao Kospi, da Corei do Sul, que saltou 1,23%.

Investidores do Ibovespa também acompanham dados do PIB da Zona do Euro. Houve um recuo de 1,8% na comparação anual, seguindo projeções. Na comparação trimestral, enquanto isso, a queda foi de 0,6%, também ficando de acordo com as projeções de analistas ouvidos pela agência internacional de notícias Reuters. Assim, o índice Eurostoxx apresenta uma alta de 0,10%, impulsionado pelos resultados e bom desempenho de petroleiras.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes