Bolsa

Ibovespa recua e perde os 130 mil pontos da véspera

Após sequência de recordes, dia foi de investidor realizar lucros e bolsa terminou o dia em baixa

Escrito por

Após uma sequência de altas, quebrando recordes históricos, o Ibovespa fechou a terça-feira, 8, em queda. Investidores aproveitaram o bom momento para resgatar ganhos.

Bancos, por exemplo, registraram perdas de até 0,8% ao longo do dia. O que segurou o Ibovespa de um recuo maior foi o desempenho da Petrobras, com papeis subindo 1,3%. Ao final do dia, o índice fechou em queda de 0,76% encerrando aos 129.787 pontos e com volume financeiro negociado de R$ 35,731 bilhões.

O noticiário seguiu um caminho positivo com o comércio varejista. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo subiram 1,8% em abril de 2021 ante março, maior alta para o mês desde 2000. Na comparação com igual mês de 2020, as vendas do varejo tiveram um salto de 23,8%. A expectativa, segundo o Refinitiv, er de alta de 0,1% na comparação com março.

As declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em defesa do fim do auxílio emergencial e a aprovação de novo programa social em substituição ao Bolsa Família antes do recesso parlamentar pouco pesou no índice e no otimismo do mercado. O mercado olhou para a prorrogação do auxílio emergencial por mais dois meses, já confirmada pelo governo, e que poderá ter impacto negativo sore as contas do governo abrindo espaço para o risco fiscal.

Ibovespa hoje, 8 de junho de 2021

No cenário externo, o Ibovespa acompanha o desenrolar do número de postos de trabalho abertos nos Estados Unidos em março. De acordo com relatório Jolts, divulgado nesta terça-feira pelo Departamento de Trabalho, foram abertos 9,286 milhões de vagas em abril, partindo de 8,288 milhões de postos de trabalho criados em março. Esse é o maior número registrado no mercado americano desde o início da série histórica do Departamento, no início de 2000.

Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em queda. Puxando esse resultado ruim estão os dados revisados sobre o PIB do Japão, no primeiro trimestre, que teve uma queda de 3,9% no período. Apesar do resultado negativo, ficou acima da expectativa de economistas, que chegaram a prever uma contração de 5,1% e, depois, passou a ter uma projeção de 4,8% de queda.

Já na Europa, as bolsas apresentam principalmente desempenhos positivos. Investidores também repercutem os dados revisados do PIB na Zona do Euro e dados sobre emprego relativos ao primeiro trimestre. O PIB teve um recuo de 1,3% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2021. Foi um resultado melhor do que o esperado de 1,8%. Já os dados sobre emprego tiveram queda de 1,8% no período na comparação anual.

Última modificação em 21/07/2022 11:34

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Ibovespa