Ibovespa abre em leve queda apesar de bons números do varejo

Apesar do recuo nesta manhã, índice consegue manter os 130 mi pontos do fechamento da véspera

Depois de bater o sexto recorde seguido, o Ibovespa abre o pregão desta terça-feira, 8, em queda. No radar dos investidores estão os bons números do varejo em maio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista subiram 1,8% em abril de 2021 ante março. É a maior alta para o mês desde 2000. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas do varejo tiveram um salto de 23,8%.

O crescimento do setor ficou muito acima do esperado. De acordo com economistas ouvidos pelo Refinitiv, havia expectativa de uma alta de 0,1% na comparação com março e de alta de 19,8% na comparação com abril de 2020.

Também influencia no Ibovespa as declarações de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Enquanto o governo tenta prorrogar o auxílio emergencial por mais dois meses, Lira defendeu na véspera o fim do valor e a aprovação de um novo programa social para substituir o Bolsa Família antes do recesso. Lira disse esperar que o governo mande o "kit completo" sobre a reforma tributária para iniciar o trâmite na Câmara.

Às 10h13 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em leve queda,  de 0,14%, aos 130.596 pontos,

Ibovespa hoje, 8 de junho de 2021

No cenário externo, pouca movimentação e influência no Ibovespa. Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em queda. Puxando esse resultado ruim estão os dados revisados sobre o PIB do Japão, no primeiro trimestre, que teve uma queda de 3,9% no período. Apesar do resultado negativo, ficou acima da expectativa de economistas, que chegaram a prever uma contração de 5,1% e, depois, passou a ter uma projeção de 4,8% de queda.

Já na Europa, as bolsas apresentam principalmente desempenhos positivos. Investidores também repercutem os dados revisados do PIB na Zona do Euro e dados sobre emprego relativos ao primeiro trimestre. O PIB teve um recuo de 1,3% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2021. Foi um resultado melhor do que o esperado de 1,8%. Já os dados sobre emprego tiveram queda de 1,8% no período na comparação anual.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes