Ibovespa abre em leve queda apesar de bons números do varejo
Apesar do recuo nesta manhã, índice consegue manter os 130 mi pontos do fechamento da véspera
Depois de bater o sexto recorde seguido, o Ibovespa abre o pregão desta terça-feira, 8, em queda. No radar dos investidores estão os bons números do varejo em maio. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista subiram 1,8% em abril de 2021 ante março. É a maior alta para o mês desde 2000. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas do varejo tiveram um salto de 23,8%.
O crescimento do setor ficou muito acima do esperado. De acordo com economistas ouvidos pelo Refinitiv, havia expectativa de uma alta de 0,1% na comparação com março e de alta de 19,8% na comparação com abril de 2020.
Também influencia no Ibovespa as declarações de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados. Enquanto o governo tenta prorrogar o auxílio emergencial por mais dois meses, Lira defendeu na véspera o fim do valor e a aprovação de um novo programa social para substituir o Bolsa Família antes do recesso. Lira disse esperar que o governo mande o "kit completo" sobre a reforma tributária para iniciar o trâmite na Câmara.
Às 10h13 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em leve queda, de 0,14%, aos 130.596 pontos,
Ibovespa hoje, 8 de junho de 2021
No cenário externo, pouca movimentação e influência no Ibovespa. Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria em queda. Puxando esse resultado ruim estão os dados revisados sobre o PIB do Japão, no primeiro trimestre, que teve uma queda de 3,9% no período. Apesar do resultado negativo, ficou acima da expectativa de economistas, que chegaram a prever uma contração de 5,1% e, depois, passou a ter uma projeção de 4,8% de queda.
Já na Europa, as bolsas apresentam principalmente desempenhos positivos. Investidores também repercutem os dados revisados do PIB na Zona do Euro e dados sobre emprego relativos ao primeiro trimestre. O PIB teve um recuo de 1,3% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2021. Foi um resultado melhor do que o esperado de 1,8%. Já os dados sobre emprego tiveram queda de 1,8% no período na comparação anual.