Criptomoedas

China estuda reprimir mineração de Bitcoin, indica documento

Governo divulgou decisão após reunião, nesta sexta-feira, do Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento

Escrito por

O Conselho de Estado da China, em reunião do Comitê de Estabilidade Financeira e Desenvolvimento, realizada nesta sexta-feira, 21, decidiu proibir a mineração de bitcoin nas principais operações do sistema financeiro, informou o governo chinês, por meio de nota. As instituições financeiras estão proibidas de operar com  criptomoedas desde 2013, proibição que ganhou reforço em 2017 e agora na última semana, embora o governo não proíba que chineses possuam criptomoedas e também não interfere na indústria de mineração. A reunião foi presidida por Liu He, membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China e Vice-Premier do Conselho de Estado e Diretor do Comitê Financeiro.

O documento divulgado nesta sexta-feira aponta que o Conselho de Estado considerou que o sistema financeiro do país implementou as decisões e mobilizações do Comitê, aumentou o apoio à economia real, classificando a política monetária como prudente, flexível e adequada. "As políticas de crédito adaptaram-se com precisão às necessidades das entidades do mercado, a liquidez permaneceu razoável e suficiente, os serviços financeiros melhoraram e os serviços financeiros de apoio à prevenção e controle de epidemias e ao desenvolvimento econômico e social obtiveram resultados óbvios".

O documento segue citando que "é necessário usar de forma abrangente uma variedade de ferramentas de política monetária para manter uma liquidez razoável e suficiente, prevenir e neutralizar riscos financeiros de forma eficaz e promover um ciclo econômico e financeiro virtuoso". O comitê pontuou três principais  ações para implementar essas ferramentas:  servir ainda mais a economia real, prevenir e controlar com firmeza os riscos financeiros e continuar a aprofundar a reforma e a abertura.

Documento fala em possíveis riscos do Bitcoin

O bitcoin aparece citado nominalmente no segundo item, em trecho que diz: "reprimir a mineração de bitcoin e comportamento comercial, e prevenir resolutamente a transmissão dos riscos individuais para o campo social". O item ainda segue falando sobre atividades legalizadas: "Manter o bom funcionamento dos mercados de ações, títulos e câmbio,
reprimir severamente as atividades ilegais de valores mobiliários e punir severamente as atividades financeiras ilegais".

Se o país implementar alguma proibição na mineração de criptomoedas, a medida teria enorme influência no mercado de criptoativos, ainda mais em um momento em que o bitcoin e as demais criptomoedas enfrentam forte desvalorização. Segundo o jornalista chinês Wu Blockchain, essa é a primeira vez que o nível mais alto da burocracia chinesa propõe claramente alguma ação contra a mineração de criptomoedas, nesse sentido.

Última modificação em 26/07/2022 06:07

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por