Criptomoedas

Fed publicará documento sobre CBDC

O Federal Reserve deu indícios sobre a possibilidade de os EUA terem uma Moeda Digital de Banco Central

Escrito por

O Federal Reserve (Fed) anunciou, na quinta-feira, 20, que publicará um relatório sobre as implicações da evolução tecnológica para meios de pagamento digitais, focando na possibilidade do país desenvolver e emitir uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC). A publicação deve ser feita nos próximos meses.

“O Federal Reserve estuda esses desenvolvimentos e explorando maneiras de refinar seu papel como provedor principal de serviços de pagamento e como autoridade emissora de moeda dos EUA”, diz um comunicado feito pelo Banco Central norte-americano.

No comunicado, o banco central americano também destacou que a criação de uma moeda digital seria um complemento e não um substituto do dólar real. 

O presidente do Fed, Jerome Powell, falou ainda sobre o andamento das pesquisas de projetos para implementação de uma CBDC. Segundo ele, a emissão de uma CBDC pelo Fed levantaria considerações importantes sobre política monetária, estabilidade financeira e proteção ao consumidor, além de questões de privacidade e jurídicas, situações que exigem cuidado e uma análise detalhada.

“Na busca por essas funções essenciais, temos monitorado e nos adaptado cuidadosamente às inovações tecnológicas que agora estão transformando o mundo dos pagamentos, finanças e bancos”, afirmou.

CBDC dos EUA

Essa seria uma justificativa para o fato de os Estados Unidos não estarem entre os países mais avançados em um projeto de CBDC, em comparação com seu principal rival econômico no momento, a China, que já vem realizando testes com o yuan digital e desponta como o país mais avançado no desenvolvimento dessa tecnologia, ou mesmo com países europeus, com o euro digital já tendo iniciado testes, ainda que a expectativa seja de que não venha antes de 2025, conforme avaliação da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde.

A preocupação com o avanço do yuan digital gera preocupação nas instituições americanas que, segundo fontes, estariam atentas à possível ameaça que a CBDC chinesa teria sobre o dólar, principal moeda de reserva internacional. Recentemente, Powell disse que “a moeda que está sendo usada na China não é aquela que funcionaria nos EUA. É aquela que realmente permite ao governo ver em tempo real todos os pagamentos pelos quais ela é usada”, observou, insinuando que ela seria usada para vigiar a população.

Já no Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou algumas vezes sobre um possível real digital e afirmou que a instituição está analisando mais de um projeto para iniciar testes.

Brasil poderá ter sua própria moeda digital em 2022

Última modificação em 26/07/2022 06:07

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por