Criptomoedas

Yuan digital não funciona para EUA, diz presidente do Fed

Jerome Powell diz que objetivo do Fed é evitar qualquer passo desastroso na digitalização do dólar

Escrito por

Se com o dólar os Estados Unidos são donos da principal moeda de reserva internacional, nos projetos de desenvolvimento de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o país parece estagnado e, de acordo com informações recentes, preocupado com o yuan digital. 

Nesta semana, após a última reunião de política do Federal Reserve (Fed), o presidente da instituição norte-americana, Jerome Powell, afirmou que a abordagem chinesa quanto a CBDC chinesa não funcionaria nos Estados Unidos, já que os países são diferentes e demandam abordagens distintas. 

“A moeda que está sendo usada na China não é aquela que funcionaria aqui. É aquela que realmente permite ao governo ver em tempo real todos os pagamentos pelos quais ela é usada”, disse Powell. 

CBDC

Ele destacou também que o objetivo principal do Fed não é acelerar o mercado, mas evitar qualquer passo desastroso na digitalização do dólar, moeda de reserva dominante no mundo. 

“É muito mais importante acertar do que ser rápido”, observou sobre o fato dos EUA ainda não apresentarem nenhum projeto de moeda digital, diferente do que a China e diversos outros países estão fazendo, inclusive o Brasil, que embora não tenha apresentado nenhum projeto para o real digital, o Banco Central já revelou que está avaliado alguns. 

Além disso, o presidente do Fed disse que o banco central dos EUA está em posição de reserva em relação a um possível CBDC. Segundo ele, a instituição precisa se familiarizar com a tecnologia por trás do projeto antes de tudo e o produto final deve ser compreensível para os cidadãos do país e também para as pessoas em outros países que dependem do dólar.

O estrategista-chefe de mercado da Cambridge Global Payments em Toronto, Karl Schamotta, fez comentários que vão ao encontro do que disse Powell na questão do yuan digital:

“Você está olhando para uma moeda que essencialmente não terá anonimato e estará estritamente sob o controle do estado”, disse ele. 

Enquanto isso, na China…

O país asiático é o que está mais avançado no desenvolvimento de um CBDC, executando programas-piloto para analisar o yuan digital. Um dos testes, aliás, pode ser nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, com a China estudando permitir que atletas e turistas estrangeiros usem a moeda digital chinesa. 

Última modificação em 26/07/2022 08:38

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por