Gigante da China paga seus funcionários com yuan digital

Empresa do comércio eletrônico JD.com confirmou estar usando a moeda digital chinesa para o pagamento de funcionários

A JD.com, gigante chinesa de comércio eletrônico, confirmou estar usando o sistema de Pagamento Eletrônico de Moeda Digital da China (DCEP) para pagar alguns funcionários que optaram pela alternativa. O DCEP é emitido pelo Banco Popular da China e é a Moeda Digital (CBDC) oficial do país. Uma versão digital do Yuan, a moeda oficial chinesa.

A confirmação foi feita no domingo, 25, quando a empresa anunciou sua participação no programa experimental de um ano DCEP no quarto Digital China Summit, em Fuzhou, que terminou nesta segunda-feira. Segundo a JD.com, o uso do DCEP já vem sendo feito desde janeiro deste ano e a empresa afirmou que, além de pagar os salários de alguns funcionários, também utiliza o sistema para pagamentos “business-to-business” para empresas parceiras e acordos entre bancos.

O braço fintech da empresa, JD Technology and Digital Currency Research Institute, já é parceiro de desenvolvimento da DCEP com o Banco Popular da China (BPC) desde setembro de 2020. Em dezembro, começou a aceitar o yuan digital para pagamento de compras em seu site e as informações são de que, apenas na primeira semana após a adoção, foram recebidos quase 20 mil pedidos financiados pelo DCEP.

Moeda Digital da China

A JD também apoiou financeiramente os testes com o DCEP, contribuindo com quase US$ 4, milhões para o segundo evento público de loteria de Suzhou, em fevereiro. O chefe do DCEP na JD Technology disse que a empresa “continuará a combinar pontos fortes na cadeia de suprimentos, cenários omnichannel [estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato] tecnologia avançada e experiência de serviço ao cliente para contribuir mais para o Ecossistema DC/EP”. 

O grande apoio da JD ao yuan digital, que conta com outras grandes empresas no país, como o serviço de recepção de carona, DiDi Chuxing; a plataforma de streaming Bilibili, entre outras, deixa ainda mais isolados AliPay e WeChat Pay, dois dos maiores do ramo de pagamentos da China e aumenta a dúvida se o DCEP terá como objetivo desafiar o duopólio AliPay - WeChat Pay no mercado de pagamento eletrônico da China.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes