Saúde

Chá de louro: confira os benefícios e aprenda a preparar

Cheia de aroma e sabor, essa planta medicinal pode ser usada como tempero e também ajuda a turbinar a saúde.

Escrito por

Você já experimentou o chá de louro? Se, para você, a presença dessa folha na cozinha se limita à culinária, está na hora de ampliar a forma de consumo e aproveitar todos os benefícios do louro.

A planta não só é muito aromática e cheia de sabor (quem nunca cozinhou feijão com uma folha de louro?), mas também apresenta muitas propriedades medicinais.

Além disso, o louro é ainda bastante versátil, já que você pode usá-lo para preparar diferentes tipos de chá.

Conheça abaixo as vantagens que ela proporciona à saúde e aprenda a preparar chás utilizando a folha de louro.

 

Benefícios do chá de louro

Foto: wemystic

Em primeiro lugar, a folha de louro e, por consequência, a bebida preparada com ela, contém enzimas que ajudam no processo de digestão. Ou seja, invista no chá de louro após as refeições se você sofre com indigestão ou inchaço abdominal.

A planta – que também é rica em vitaminas A e C, ferro e cálcio – atua como anti-inflamatório e analgésico natural. Outras características são o auxílio na regulação do fluxo e das cólicas menstruais e a redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Além disso, o chá de louro tem propriedades diuréticas, recurso que pode contribuir com o emagrecimento.

Para completar a lista de benefícios, de acordo com uma pesquisa publicada em 2014, a folha de louro tem efeito favorável contra células cancerígenas. A planta medicinal pode ainda auxiliar no tratamento de pedras nos rins, diabetes e reumatismo.

Apesar de todos esses pontos positivos, vale ressaltar que, seja qual for o problema de saúde, é essencial consultar um médico para avaliar o tratamento mais indicado em cada caso.

 

Cuidados ao consumir o louro

 

Você pode consumir tanto o chá de louro quanto usá-lo na cozinha sem medo. Só tenha cuidado para não ingerir a planta, já que o organismo é incapaz de fazer sua digestão. Então, depois de preparar a refeição ou a bebida, lembre-se de retirar a folha.

Convém ainda não exagerar no consumo, visto que pode provocar sintomas como sonolência, cólicas, diarreia e dor de cabeça, por exemplo. E como a folha de louro controla os níveis de açúcar no sangue, seu excesso pode causar hipoglicemia.

No caso de gestantes e mulheres que estão amamentando, a recomendação é consultar um médico antes de incluir a planta na alimentação.

 

Como preparar o chá de louro

Foto: off the wheaten path

Chá de louro puro

 Uma bebida simples, mas cheia de benefícios para o organismo.

Ingredientes

  • 3 folhas de louro
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicione as folhas de louro na água fervente e deixe a infusão agir por 10 minutos. Use mel ou açúcar para adoçar. Você pode tomar a bebida de 3 a 4 vezes por dia.

 

Louro com canela

Esse chá é diurético e usa a canela para acelerar o metabolismo, por isso, contirbui para o processo de emagrecimento.

Ingredientes

  • 6 folhas de louro
  • 1 litro de água
  • 2 paus de canela

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve para ferver. Assim que levantar fervura, desligue e deixe a infusão esfriar. Sirva após coar.

 

Louro com chá verde

Essa combinação dá uma forcinha extra para as funções do cérebro, acelera o gasto energético e melhora o desempenho físico.

Ingredientes

  • 2 folhas de louro
  • 3 xícaras de água fervente
  • 1 colher de chá de chá verde
  • 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

Adicione o chá verde, a canela e as folhas de louro na água fervente. Logo depois, deixe a infusão descansar por 15 minutos. Coe a água, deixe esfriar e adoce a gosto.

Última modificação em 29/07/2022 11:35

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por