Saúde

Datas de vacinação em São Paulo em agosto; calendário é por idade

Neste mês, adultos e adolescentes devem tomar a primeira dose da vacina contra a covid em SP

As datas de vacinação em São Paulo em agosto já foram anunciadas pelo governo do estado, que revê o término da imunização com a primeira dose para adultos e início da vacinação dos adolescentes até o próximo dia 31.

Dois dias depois de terminar a vacinação dos adultos, o Governo quer começar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos. Deste grupo, o calendário deve começar dia 18 com os adolescentes que tenham comorbidades.

A reprogramação do calendário só é possível com a chegada de mais de 1,3 milhão de doses de vacinas do Instituto Butantan. Essa remessa foi comprada pelo Governo para agilizar o Plano Estadual de Imunização.

Relacionado: Veja quem pode ou não tomar a vacina contra Covid-19

Datas de vacinação em São Paulo em agosto

Por enquanto o calendário vai ficar assim: quem tem entre 25 e 27 anos pode se vacinar a partir do dia 5 de agosto. Depois abre dos 18 aos 24 anos a partir do dia 10.

Chamado de "Dia da Esperança", 16 de agosto é a data anunciada para que toda a população acima de 18 anos tenha recebido pelo menos a primeira dose em São Paulo.

A partir do dia 18 de agosto começa a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. Mas atenção, o primeiro grupo será apenas aqueles que tenham deficiências e comorbidades. Entram também nesta fase as gestantes e puérperas adolescentes.

A expectativa do Governo do Estado é vacinar todo este público, com pelo menos uma dose, até o dia 29 de agosto.

No mês de setembro, está prevista de começar a vacinação dos demais adolescentes, sem comorbidades. A estimativa do Governo é imunizar todos com a primeira dose até o dia 12 de setembro.

Veja as datas de vacinação em São Paulo em agosto:


28 e 29 anos: até 4/08
25 a 27 anos: 5/08 a 9/08
18 a 24 anos: 10/08 a 16/08
12 a 17 anos com comorbidades (deficiências, gestantes e puérperas): 18/08 a 29/08:
15 a 17 anos sem comorbidades: 30/08 a 5/09
12 a 14 anos sem comorbidades: 6/09 a 12/09:


Documentos para vacinação contra covid em São Paulo

Em São Paulo Capital é obrigatória a comprovação de residência no município no ato da vacinação. Também é necessário apresentar documento pessoal oficial com foto.

O comprovante de residência pode ser apresentado de forma física ou digital.

Quem não tiver o comprovante em seu nome pode levar o documento em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que justifique o parentesco

Para poupar tempo no atendimento, não se esqueça de fazer o pré-cadastro no site Vacina Já www.vacinaja.sp.gov.br.

Locais de vacinação em São Paulo

Na Capital, a vacinação está disponível em todos os drive-thrus, farmácias, mega postos, UBSs e AMAs. Preste atenção nos horários de vacinação, alguns começam às 7h e vão até 17h e outros serão das 8h às 19h. Confira:

Drive-thrus e Farmácias: Funcionamento das 8h às 17h;
Megapostos: Funcionamento das 8h às 17h;
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Funcionamento das 7h às 19h;
AMAs/UBSs Integradas: Funcionamento das 7h às 19h.

Você pode consultar pelo site Vacina Já https://vacinaja.sp.gov.br/ onde é o posto de vacinação mais perto de você.

Basta acessar ao site e clicar no link “Locais de vacinação”. Nesta opção você terá um mapa indicando todos os postos existentes em todo o Estado.

Também é possível selecionar o ponto pelo seu endereço ou CEP. O site ainda dá a opção de você escolher dentro de um raio de 5 até 100 quilômetros de distância.

Onde posso vacinar com menos fila?

Com a tendência de encontrar filas maiores a medida em que o calendário diminui a faixa etária, antes de sair de casa é bom olhar o "Filômetro". O site "De olho na fila" traz para a população todos os pontos de imunização oferecidos e a situação da fila em cada um deles em tempo real.

Você pode saber se onde pretende ir a fila está pouca, média ou grande. Para clicar em qual região você quer saber que o link vai abrir trazendo a situação da fila, informando o horário da última atualização, endereço, e se está funcionando ou não.

Pela plataforma e-saúdesp é possível ver o local de vacinação mais próximo de onde você está. A plataforma também possibilita acompanhar os grupos prioritários de cada fase.

O e-saúdesp está disponível tanto para web como também pelo celular em forma de aplicativo. Você pode fazer o download na loja do Google Play ou pelo endereço eletrônico https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login.

Além desta plataforma, você também pode buscar o local mais próximo para se vacinar no site “Onde Tem Vacina”. Basta digitar o nome da sua cidade ou bairro que a plataforma vai entregar os endereços de vacinação. Então acesse https://ondetemvacina.com/.

Última modificação em 25/07/2022 08:13

Compartilhe