Saúde

Óleo de semente de abóbora: Benefícios para corpo e mente

O óleo de semente de abóbora é rico em vitaminas, minerais e agentes anti-inflamatórios, sendo capaz de transformar a sua saúde de forma global.

Escrito por

Pouco conhecido, o óleo de semente de abóbora impressiona quando descobrimos sua versatilidade: seus princípios bioativos são capazes de promover tanto a saúde do corpo quanto a saúde da mente.

Primeiramente porque esse óleo é rico em vitaminas, minerais e agentes anti-inflamatórios, capazes de impactar profundamente nossa saúde.

Além de grandes quantidades de vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos, pele, dentes e cabelo, o óleo de semente de abóbora contém zinco, triptofano, potássio, fitosteróis e magnésio. Assim, ele atua nos nossos corpos de forma global. Saiba tudo o que o óleo de semente de abóbora pode fazer por você:

 

Benefícios do óleo de semente de abóbora

 

Para a saúde mental

 

A princípio, o óleo e as semente de abóbora são tradicionalmente associados a melhora de humor e prevenção da depressão. Porém, em estudo publicado pelo Jornal Britânico de Psiquiatria, a tradição foi comprovada pela ciência em estudos clínicos realizados com crianças com depressão. As crianças foram  acompanhadas enquanto tratadas com sementes de girassol, apresentando melhora ao final do tratamento.

 

Para a saúde do corpo

 

Tratamento da artrite

 

Lembra dos agentes anti-inflamatórios presentes no óleo de semente de abóbora? Eles são excelentes no combate a artrite, que é uma doença de natureza inflamatória.

Em outras palavras, o consumo do óleo reduz as dores artríticas e promove a saúde as articulações em geral, devido a sua grande quantidade de antioxidantes, ácidos graxos e outros compostos.

 

Saúde da pele

 

Os antioxidantes naturais e ácidos graxos poli-insaturados das sementes (em especial a vitamina E) protegem a estrutura celular, neutralizando os radicais livres que atacam a estrutura da pele. A vitamina E também age na cicatrização de lesões, redução da aparência de estrias e ameniza a vermelhidão da rosácea.

Além disso, o alto teor de ácidos graxos, como ácidos palmítico, esteárico, linoleico e oleico, e a vitamina A agem recuperando o epitélio da pele de dentro para fora, e assim melhorando sua firmeza e elasticidade.

 

Combate a queda de cabelo

 

A queda de cabelos nos homens pode ser causada pelo excesso do hormônio DHT (diidrotestosterona). Alguns compostos do óleo de semente de abóbora, como beta sitosterol, delta 7-esterina, diminuem os efeitos do DHT nas células da próstata, prevenindo seus efeitos nos folículos capilares.

Seus efeitos em homens calvos já foram estudados em estudo clínico randomizado, duplo cego, controlado com placebo, em que sua eficácia no tratamento da calvície foi demonstrada. O óleo de semente de abóbora foi capaz de estimular o crescimento e aumentar o volume e espessura dos cabelos.

 

 

Prevenção dos problemas de próstata e do sistema urinário

 

Por ser rico em curcubitacinas e ácidos graxos monoinsaturados ômega 3 e 6, o óleo de semente de abóbora é excelente para promover a saúde da próstata e do sistema urinário.

O óleo atua como um anti-inflamatório nessa região, podendo ser um tratamento auxiliar de algumas doenças. Por exemplo, a  bexiga hiperativa, a incontinência urinária e a hiperplasia prostática benigna.

 

Estímulo do sistema imune

 

Os carotenoides presentes nas frutas e legumes de tonalidades alaranjadas são antioxidantes capazes de regular o sistema imune. Da mesma forma, seus antioxidantes, ácidos graxos ômega 9 e zinco colaboram com a prevenção de alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares.

 

Prevenção de parasitas intestinais

 

O óleo de semente de abóbora é popularmente consumido no tratamento de parasitas intestinais e vermes do trato digestivo, podendo, ao contrário de algumas medicações, ser ingerido por crianças. Portanto, incluir o óleo de semente de abóbora na dieta é uma boa ideia para a família toda.

 

Redução do colesterol e promoção da saúde coronária

 

Estudos do Departamento de Medicina da Universidade de Washington atestaram que o óleo de semente de abóbora é capaz de diminuir os níveis de colesterol.

Graças aos seus fitosteróis, ele reduz a absorção do LDL (o colesterol "ruim") pelo organismo ao ser ingerido antes das refeições. Além disso, o óleo também foi capaz de promover a saúde das artérias, graças aos seus agentes anti-inflamatórios.

 

Controle dos sintomas da menopausa

 

Em um estudo do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Kingston, o óleo de semente de abóbora apresentou resultados positivos no tratamento dos sintomas da menopausa. Houve uma diminuição dos calores e das dores nas articulações e de cabeça das mulheres durante o tratamento.

Nesse meio tempo, as voluntárias que ingeriram o óleo tiveram um "efeito colateral" do bem: seus níveis de HDL, o colesterol "bom", subiram.

 

 

Como consumir o óleo de semente de abóbora

 

A forma mais fácil de consumir esse óleo é através da suplementação em cápsulas. Mas você também pode utilizar o óleo em receitas, apenas tendo o cuidado de não cozinhá-lo. Ou seja, o óleo pode ser incorporado a receitas mornas ou frias.

De qualquer forma, procure consumir o óleo prensado a frio. Esse tipo de extração é sempre melhor para a sua saúde.

O óleo de semente de abóbora não possui contra-indicações. Porém, qualquer tratamento deve ser analisado e dosado pelo seu médico, que conhece sua saúde e pode lhe ajudar a tomar as melhores decisões.

 

 

Última modificação em 29/07/2022 11:19

Débora Cunha

Professora, tradutora e redatora. Gosto de pessoas, livros e filmes que me provocam a pensar e enxergar além do óbvio.

Compartilhe
Escrito por