Saúde

Por que a vacina Astrazeneca dá reação? Veja os principais sintomas

A lista de sintomas após a primeira dose da vacina de Oxford varia conforme a pessoa.

Os relatos da reação das vacinas têm corrido as redes sociais, principalmente sobre o por que a vacina Astrazeneca dá reação.

A lista de sintomas após a primeira dose da vacina de Oxford varia conforme a pessoa. Entenda por que o organismo reage dessa maneira.

Quais as reações e por que a vacina Astrazeneca dá reação?

As mais comuns são sensibilidade, dor e sensação de calor no local de aplicação, e pelo corpo as pessoas costumam sentir calafrio, febre, dor de cabeça, náusea, diarreia, indisposição e dor muscular.

É importante ressaltar que a bula traz todos os relatos e divide as reações entre muito comum, comum, incomum, muito raro e desconhecido. Acompanhe cada uma das classificações abaixo:

Muito comum

Segundo a bula da Astrazeneca, as reações consideradas "muito comuns" são aquelas que podem afetar mais de uma pessoa em cada 10, e são elas:

  • Dor, sensibilidade, sensação de calor, coceira e mancha roxa no local da aplicação;
  • Indisposição, fadiga, calafrio, febre ou sensação febril, dor de cabeça, náusea, dores musculares ou nas articulações.

Comum

Os sintomas abaixo afetam uma em cada 10 pessoas, conforme informado na bula da vacina.

  • No local da injeção você pode sentir o braço inchar, ficar vermelho e até criar um caroço;
  • A vacina pode trazer febre acima de 38ºC, vômito, diarreia, dor de garganta, coriza, tosse e calafrios

Incomum

Descrito como incomum na bula, os sintomas abaixo podem afetar uma em cada 100 pessoas. Veja:

  • Sonolência
  • Sensação de tontura
  • Diminuição ou perda de apetite
  • Dor no abdômen
  • Coceira e erupção na pele
  • Suor excessivo
  • Gânglios aumentos na região da axila, os chamados "linfonodos"

Muito raro

A bula traz ainda as informações dos casos de reação que são muito raros, ou seja, aqueles em que um em cada 100 mil pessoas sentiram, que são:

  • Coágulos sanguíneos combinados com níveis baixos de plaqueta no sangue

Por conta disso a vacina da Astrazeneca não é indicada para gestantes no País.

Desconhecida

São efeitos colaterais que não chegaram sequer a serem calculados a partir dos dados disponíveis. Mas só para você saber, a bula diz que entre os efeitos desconhecidos podem estar:

  • Anafilaxia, que é uma reação alérgica grave
  • Inchaço grave no rosto, em especial boca e garganta, que pode provocar dificuldade de respirar ou engolir

A Astrazeneca dá mais reação que as outras vacinas?

Sim, a Astrazeneca tende a dar mais reações que a Coronavac e a Pfizer. Os três imunizantes são os mais aplicados no Brasil.

Isso ocorre porque a Astrazeneca é uma vacina que usa o "vetor viral", ou seja, usa um outro vírus, chamado "adenovírus" para carregar uma parte do material genético do coronavírus.

E é este material genético quem vai dar ao nosso organismo as instruções para fazer a proteína S do coronavírus, que vai ativar as células do sistema imune da pessoa.

Mas atenção, não é porque a vacina pode dar mais reação que as demais que todos os que forem imunizados com ela têm que apresentar algum sintoma.

Se você não tiver apresentado nenhum sintoma, isso também é normal. Não é porque você não teve nenhuma reação que a vacina não "funcionou".

Na própria bula, a fabricante explica que cada corpo reage de uma forma e que nos estudos clínicos, a maioria dos efeitos colaterais foram de "natureza leve a moderada e resolvida dentro de poucos dias".

Quanto tempo dura a reação?

Os efeitos colaterais da vacina da Astrazeneca podem aparecer em até dois dias depois da imunização e normalmente levam até dois dias para passar.

No entanto, se no quarto dia depois da vacinação se os sintomas persistirem ou se novos  aparecerem você deve procurar atendimento médico.

A bula também diz que se você tiver um efeito adverso, ou seja, reação que não está descrita acima, deve procurar um médico e informar aos órgãos de saúde.

A pessoa deve informar o registro de reação adversa na Secretaria Municipal de Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Fiocruz e a própria Astrazeneca.

Posso tomar remédio depois de ser vacinado?

Segundo a bula, você pode sim tomar remédio se tiver efeito colateral. As medicações indicadas são dipirona ou paracetamol. O medicamento não vai diminuir a eficácia da vacina.

No entanto, é recomendável que o medicamento seja prescrito por um médico. A Anvisa alertou para o uso indiscriminado do paracetamol e orientou que a medicação deve ser usada com cautela, observando a dose máxima diária e o intervalo entre elas.

E atenção, não são recomendados os anti-inflamatórios como ibuprofeno, diclofenaco e aspirina.

Vale frisar que todas as vacinas em uso no Brasil tiveram a autorização da Anvisa e são seguras. Mesmo sabendo que a Astrazeneca pode dar reações, é imprescindível que a população tome a vacina, qualquer que seja a marca ou fabricante.

Os casos da covid-19 só vão diminuir quando a população estiver vacinada contra a doença.

Relacionado: Bula da Coronavac é divulgada; saiba quem não pode tomar

Última modificação em 25/07/2022 09:27

Compartilhe
Tags: Vacina