Saúde

Quais as reações da vacina Astrazeneca?

A vacinação é a forma mais eficaz de reduzir mortes e doenças graves por COVID-19.

Escrito por

Existem várias vacinas COVID-19 no mercado agora, incluindo uma da AstraZeneca. Como acontece com qualquer vacina, existem riscos de complicações e efeitos adversos, então veja a seguir quais as reações da vacina Astrazeneca ou efeitos colaterais.

É importante frisar que a vacinação é a forma mais eficaz de reduzir mortes e doenças graves por COVID-19.

Reações da vacina Astrazeneca

A vacina AstraZeneca foi avaliada em ensaios clínicos envolvendo mais de 23.000 participantes, de acordo relatório publicado pelo governo britânico em dezembro de 2020 e atualizado até junho de 2021. As reações adversas notificadas com mais frequência nestes ensaios foram sensibilidade no local da injeção, dor no local da injeção, cefaleia, fadiga, mialgia, mal-estar, febre, arrepios e náuseas; cada um deles foi relatado em mais de 1 em cada 10 pessoas.

A maioria das reações adversas foram de gravidade leve a moderada, e geralmente resolvidas alguns dias após a vacinação.

Já as reações adversas notificadas após a segunda dose foram mais leves e notificadas com menos frequência do que após a primeira dose.

As vacinas são a melhor forma de proteger as pessoas do COVID-19 e já salvaram milhares de vidas. Todos devem continuar a receber a vacinação quando solicitados a fazê-lo, a menos que especificamente orientado de outra forma.

Como acontece com todas as vacinas e medicamentos, a segurança das vacinas COVID-19 está sendo monitorada continuamente.

Em publicação em junho de 2021, a Fiocruz recomendou tomar analgésicos e antitérmicos caso tenha alguma dessas reações. No entanto, se persistirem os sintomas, um médico deverá ser procurado.

Relacionado - como funciona a xepa da vacina em SP

AstraZeneca contra a COVID-19

Foto: shutterstock.

A vacina AstraZeneca COVID-19 é uma vacina de vetor viral, assim como a vacina da Johnson & Johnson.

A vacina usa um adenovírus de chimpanzé para transportar proteínas de pico do coronavírus para o seu corpo para criar uma resposta imunológica. Pode ser produzido em grande escala e de baixo custo, o que é crucial durante uma pandemia. Também pode ser mantida em geladeira comum, ao contrário das vacinas da Pfizer e Moderna.

Enquanto Moderna e Pfizer são baseados em mRNA, a vacina AstraZeneca é uma vacina de vetor viral. Isso significa que ele usa um mecanismo diferente para induzir uma resposta imune. A segunda dose também é administrada em um intervalo mais longo, em vez do intervalo sugerido de 3 a 4 semanas com as outras.

Apesar das pausas iniciais sobre sua segurança com coágulos sanguíneos, ele foi considerada segura pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e ainda é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para acompanhar o desenvolvimentos mais recentes relacionados ao novo coronavírus e COVID-19, clique aqui.

Leia também - Veja a porcentagem de eficácia das vacinas contra covid-19

Última modificação em 21/07/2022 10:02

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por