Como funciona a xepa da vacina em São Paulo? Saiba como participar

Mora em São Paulo, tem mais de 18 anos e não apresenta comorbidades? Veja a lista na xepa da vacina em São Paulo.

Mora em São Paulo, tem mais de 18 anos e não apresenta comorbidades? É possível se vacinar antes que o calendário chegue até a sua idade. Quem seguir estes requisitos pode se cadastrar na xepa da vacina em São Paulo já a partir de sexta-feira, 18 de junho.

Segundo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, qualquer pessoa acima de 18 anos e sem comorbidades pode colocar o nome na lista e tentar se imunizar com as "sobras" das doses nos pontos de vacinação. O mesmo vale para estudantes de cursos da área da saúde, independentemente do período, que estejam fazendo estágio.

Para conseguir entrar na lista das sobras, é preciso ir até um posto de saúde com documento oficial com foto, comprovante de endereço em São Paulo capital e o cartão do SUS. O cadastro acontece apenas nos postos de saúde, que funcionam das 7h às 19h.

Como funciona a xepa da vacina em São Paulo?

Todos os dias há sobra de doses da imunização e por isso se criou a lista da xepa, ou seja, a pessoa deixa nome e telefone no posto de saúde e é acionado para chegar o mais rápido possível até a unidade para ser imunizado ao final do dia.

Esta foi a saída adotada em todo País para evitar que doses já abertas fossem desperdiçadas, já que depois de aberto, a validade do frasco é reduzida de 6 até 48h, dependendo do imunizante. 

Quando há doses disponíveis, as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) entram em contato por telefone. Mega postos, postos drive thru e postos volantes enviam as doses que sobram para as unidades, ou seja, a chance de entrar na lista de doses remanescentes só vale para as UBS's.

Quem pode se inscrever na xepa da vacina em São Paulo?

Podem se inscrever xepa da vacina em São Paulo os estudantes de cursos da área da saúde que estejam fazendo estágio, independentemente do semestre ou ano, estudantes de áreas técnicas de saúde que já façam estágio e pessoas acima de 18 anos de idade sem comorbidades.

É obrigatório também residir em São Paulo capital.
Como se inscrever na xepa?

A instrução dada pela Secretaria Municipal de Saúde é para que os interessados na xepa da vacina em São Paulo compareçam pessoalmente até as UBS's (Unidades Básicas de Saúde). É preciso dizer que quer se cadastrar para as sobras da vacina e apresentar documento oficial com foto, carteirinha do SUS e comprovante de endereço.

A Secretaria Municipal de Saúde também orientou que a população procure as unidades mais próximas de sua residência, local de estudo ou de trabalho.

A aplicação da xepa da vacina em São Paulo será organizada por cada unidade de saúde, quando houver sobra de doses, sempre no fim do expediente. No comunicado feito pela Secretaria, a Prefeitura informa que em caso de dificuldade para a destinação das doses remanescentes, o posto deve entrar em contato com a supervisão técnica de saúde e que nenhuma unidade está autorizada a desprezar doses.

As pessoas podem incluir o nome na lista  das 7h às 19h. Em São Paulo, são 486 UBS's abertas para vacinação contra a covid-19.

Qual o cronograma para vacinação em São Paulo 

Nesta semana podem se vacinar em São Paulo capital pessoas que tenham entre 59 até 50 anos de idade. Veja abaixo como está o calendário:

  • 58 e 59 anos de idade - pode se vacinar a partir de 14/06
  • 56 e 57 anos de idade - pode se vacinar a partir de 16/06
  • 54 e 55 anos de idade- pode se vacinar a partir de 17/06
  • 52 e 53 anos de idade - pode se vacinar a partir de 18/06
  • 50 e 51 anos de idade - pode se vacinar a partir de 19/06

A Prefeitura de São Paulo fez uma estimativa de quando vai vacinar pessoas de 18 até 49 anos. O calendário abaixo se trata de uma previsão das próximas faixas etárias a serem imunizadas e está sujeito a alteração.

  • 23/6 a 29/6: pessoas com 43 a 49 anos
  • 30/6 a 14/7: pessoas com 40 a 42 anos
  • 15/7 a 29/7: pessoas com 35 a 39 anos
  • 30/7 a 15/8: pessoas com 30 a 34 anos
  • 16/8 a 31/8: pessoas com 25 a 29 anos
  • 1/9 a 15/9: pessoas com 18 a 24 anos

Vídeo sobre o calendário:

Onde se vacinar?

São mais de 600 pontos de vacinação espalhados por toda São Paulo. Além das 486 UBS's, a cidade também conta com mega drive, mega posto, e uma lista ampla de AMA/UBS Integrada.

Relacionado - Veja a lista completa dos postos de vacinação 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes