A Certidão do FGTS tem o objetivo de comprovar a regularidade de uma empresa com os depósitos do fundo de garantia de seus funcionários.
A Certidão do FGTS tem o objetivo de comprovar a regularidade de uma empresa com os depósitos do fundo de garantia de seus funcionários. Ela pode ser emitida pela internet e é importante em várias situações. A seguir, entenda melhor a função desse documento.
Em resumo, a Certidão do FGTS comprova que a empresa está em regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na prática indica que o empregador está destinando de maneira correta o FGTS de seus colaboradores para a Caixa Econômica Federal. É chamada também de Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) e Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social (CND). É item obrigatório, por exemplo, para participar de licitações públicas.
A saber, o FGTS é um fundo voltado ao trabalhador demitido sem justa causa. Cria-se uma conta vinculada ao contrato de trabalho. E o empregador tem o dever de, mensalmente, depositar em nome dos funcionários 8% do salário correspondente, em conta da Caixa.
Além do próprio contratante, os colaboradores também podem consultar a regularidade da empresa. A Certidão do FGTS tem validade de 30 dias, e pode ser renovada em até 10 dias antes do vencimento. Veja algumas situações em que a apresentação do documento é obrigatória, por parte do empregador, de acordo com a Lei nº 8.036/90:
Então, para emitir é preciso que a empresa esteja em dia com o FGTS, contribuições sociais e pagamento de empréstimos relacionados ao fundo.
Dessa forma, a Certidão do FGTS pode ser emitida de maneira gratuita no site da Caixa. Confira o passo a passo:
Última modificação em 29/07/2022 07:22
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