Serviços

Aprenda como fazer um boletim de ocorrência pelo celular ou pelo computador

Na grande maioria dos casos, não é mais necessário se deslocar até uma delegacia de polícia para registrar uma ocorrência: você pode fazer isso através do computador ou celular.

Escrito por

Fazer um boletim de ocorrência, também conhecido como B.O., é a primeira ação a se tomar diante de uma série de situações de risco. Isso porque ele é o documento oficial utilizado pelos órgãos policiais do Brasil documentar crimes. Sendo assim, é através dele que o fato é oficializado diante das autoridades.

Antigamente, fazer um boletim significava ir até uma delegacia para dar seu depoimento a um policial. Porém, hoje em dia as coisas são muito mais simples! Você pode registrar o acontecimento através do site da polícia ou de um aplicativo para celular.

O que já facilitava a vida das pessoas em tempos normais tornou-se uma questão de saúde em época de pandemia, evitando aglomerações nas delegacias. Saiba quando fazer o boletim de ocorrência e aprenda a fazê-lo sem sair do conforto do seu lar.

 

Quando fazer

 

É importante fazer o boletim de ocorrência nas ocasiões de:

  • Desaparecimento de pessoa
  • Roubo/furto de veículo
  • Roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão e morte
  • Furto ou perda de celular, documentos ou veículo
  • Encontro de pessoa desaparecida
  • Injúria, calúnia ou difamação
  • Acidente de trânsito sem vítima

Contudo, há casos em que o boletim terá de ser feito presencialmente, especialmente diante de situações de maior gravidade.

 

Como fazer um boletim de ocorrência pelo celular

 

Recentemente, ficou muito mais rápido e fácil de se fazer um boletim de ocorrência. Graças ao aplicativo da Delegacia Virtual tudo de que você precisa é de um celular com internet.

O Serviço Federal de Processamento de Dados lançou o app no final de 2019. Ele foi desenvolvido junto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Primeiramente, a vítima deverá baixar o aplicativo Delegacia Virtual no celular e instalá-lo. Em seguida, precisa inserir seu CPF e enviar uma foto de si mesma.

Após, deve gravar um áudio descrevendo o fato. Lembre-se de incluir todos os detalhes que achar importante. Depois disso, o tipo de crime será dado pelo próprio aplicativo, através de um sistema de inteligência artificial.

O aplicativo também interage com o GPS do aparelho, detectando geolocalização do boletim de ocorrência. Assim, a polícia pode saber o local exato em que o crime aconteceu. Dependendo do tipo de crime cometido, pode ser que a vítima tenha de ir até a delegacia também. Dessa forma, os policiais poderão fazer perguntas e recolher mais informações que lhes ajude a lidar com a situação.

O aplicativo faz parte da iniciativa "Procedimentos Policiais Eletrônicos", que já está em funcionamento desde 2017. A intenção do projeto é facilitar a administração das rotinas e procedimentos da polícia, através do uso da tecnologia. Assim, espera-se que esse tipo de processo mais burocrático tome menos tempo dos policiais.

 

Imagem: reprodução / pixabay

 

Como fazer um boletim de ocorrência pelo computador

 

A vantagem de fazer o boletim de ocorrência pelo computador é que você não precisa instalar nenhum aplicativo ou programa nele. Logo, você apenas terá de abrir o seu navegador e buscar o site da Polícia do estado ou cidade em que o problema aconteceu.

Por isso, o passo a passo para fazer o processo pelo computador pode variar de um lugar para o outro. No entanto, geralmente você começará pelos seus dados pessoais. Sendo assim, tenha em mãos seu número de RG, CPF, endereço completo com CEP, e-mail e número de telefone.

Depois de completar os campos dos seus dados, você terá de descrever o acontecimento por escrito com o máximo de detalhes possível. Mas não se preocupe: caso os policiais tenham alguma dúvida, suas informações estarão no sistema.

Assim, a polícia entrará em contato com você para tirar dúvidas, se for necessário. Lembre-se de jogar limpo: não exagere, aumente ou omita nenhum fato. Afinal, essas práticas são penalizáveis por lei.

Após o registro, o boletim será analisado por um policial. Posteriormente, você receberá o retorno por e-mail com uma cópia do boletim como ele está no sistema da polícia. Imediatamente, salve-o em seu computador. Você pode precisar desse documento em algum momento.

Tanto para fazer o boletim no aplicativo quanto para fazer no computador, a vítima deve ser maior de 18 anos. Logo, em caso de menores, ele poderá ser feito pelos pais ou responsáveis da criança.

Última modificação em 29/07/2022 10:31

Débora Cunha

Professora, tradutora e redatora. Gosto de pessoas, livros e filmes que me provocam a pensar e enxergar além do óbvio.

Compartilhe
Escrito por