Energia

Aposta em energia solar contribui para economia de Minas Gerais

Energia solar é uma aposta certa para contribuir com a recuperação econômica global. Minas Gerais comprova a tese de investimento.

Escrito por

Os investimentos em energia limpa continuam sua rota de crescimento, mesmo com a recessão provocada pela covid-19. Afinal, os investimentos globais em energias renováveis mostraram sua resiliência e somaram U$132,4 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2020. Com isso, tem-se mais 5% de capacidade instalada global, conforme levantamento da BloombergNEF. Minas Gerais, contudo, coloca-se como exemplo a ser seguido no Brasil com sua liderança em investimentos em energia solar no país.

Investimentos em energia renovável ao redor do mundo

O Brasil contribuiu com U$2,5 bilhões de dólares, figurando no ranking dos países que mais investem em energias renováveis. China permanece como o maior mercado, investindo U$41,6 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2020. Além disso, a China destacou-se com os maiores IPOs do setor:  Jinko Power Technology e Trina Solar, que arrecadaram U$366 milhões and U$359 milhões respectivamente. Dos EUA, tivemos investimentos de rodada de expansão de private equity de U$850 milhões para o desenvolvedor de projetos solares, Altus Power America, e de U$300 milhões para Scale Microgrid Solutions, integradora de soluções envolvendo energia solar e baterias.

No ano passado, os investimentos em energia limpa totalizaram U$282 bilhões de dólares. Como consequência, a capacidade instalada adicional de 184GW de energia limpa cresceu 12% em relação ao ano anterior. Inegavelmente, a competitividade da fonte solar, especialmente, mostra-se a razão econômica para os investimentos. Os custos caíram 83% na última década, graças a avanços tecnológicos, economia de escala e mercados competitivos.

Em suma, as energias renováveis terão um papel importante na recuperação econômica global. Governos e empresas ao redor do globo apresentaram compromissos de adicionar 826GW em nova capacidade de energia com investimentos que totalizam US$ 1 trilhão de dólares.

 

Energia solar em Minas Gerais

O estudo da Fundação João Pinheiro, FJP, apontou que o segmento de geração de energia solar foi o que mais atraiu investimento estrangeiro para Minas Gerais no primeiro trimestre deste ano. Dos US$ 900 milhões em investimentos anunciados no estado de Minas Gerais, 91,4% serão destinados ao setor de energia.

Destaque para o município de Pirapora, na região de Montes Claros, que liderou a atração de investimentos pela primeira vez. Sobretudo, a construção de uma nova planta de energia solar no município de Pirapora foi fundamental. Porque responde sozinha por 22,4% dos investimentos anunciados no estado de Minas Gerais.

A SUNWISE, empresa especializada em energia solar distribuída, reconhece o potencial e a competitividade da energia solar no estado de Minas Gerais. O estado é líder no setor, com mais de 630MW de capacidade instalada, que beneficiam mais de 80mil unidades consumidoras, espalhados em 828 municípios mineiros. 

 

 

Última modificação em 29/07/2022 11:39

Dirceu Azevedo

Empreendedor de impacto e especialista em novos modelos de negócios que unem alto potencial de crescimento, inovação tecnológica e impacto positivo no meio ambiente.

Compartilhe
Escrito por