Sustentabilidade

Inseticida caseiro: aprenda 6 receitas naturais e eficazes

Está sofrendo com as pragas no jardim? Um inseticida caseiro pode te ajudar a acabar com elas e deixar suas plantas muito mais saudáveis.

Escrito por

Se as suas plantas estão sofrendo com pragas, o inseticida caseiro pode se tornar uma excelente solução. Ainda mais quando alguns pequenos animais como pulgões, lesmas, lagartas, caracois ou formigas resolvem visitar o jardim.

Contudo, se você deseja um jardim bonito e longe desses problemas, vale a pena apostar nas receitas naturais. Afinal, ao contrário dos inseticidas industrializados, eles não trazem riscos às plantas e são uma opção econômica e natural. 

Com ingredientes que muitas vezes você tem em casa, é possível produzir inseticidas eficientes que te ajudarão a ficar com um jardim mais florido e saudável.

6 receitas de como fazer inseticida caseiro

Diversos problemas como pulgões e cochonilhas podem ser evitados com inseticidas caseiros. A grande vantagem é que estes produtos são naturais. Ou seja, não trazem nenhum risco para sua planta e nem para a sua casa.

Logo abaixo separamos alguns exemplos de inseticidas que você pode fazer com ingredientes muito fáceis de encontrar:

1) Coentro

O coentro é ótimo para combater as pragas e os pulgões. Assim, para fazer um inseticida caseiro de coentro você vai precisar de 10 folhas da planta e 1 litro de água.

Como preparar: cozinhe as folhas na água por 10 minutos. Após esfriar, coe e pulverize o líquido sobre as plantas.

2) Inseticida caseiro de pimenta e alho

Esses dois ingredientes que quase sempre temos em casa são ótimos para repelir os insetos que insistem em atacar o jardim. Logo com 100g de alho, 100g de pimenta e 2 litros de álcool você pode criar um ótimo inseticida para ajudar na jardinagem.

Como preparar: antes de mais nada, bata o alho e a pimenta no liquidificador ou use um mixer. Depois, coloque essa mistura em uma garrafa de cor escura junto com o álcool. Por fim, aguarde 7 dias e estará quase pronto.

Após o período de espera, dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 litros de água e pulverize nas plantas para protegê-las.

3) Sabão em barra

O inseticida de sabão em barra é recomendado para combater cochonilhas, percevejos e ácaros. Para fazê-lo você vai precisar de 5 litros de água, 3 kg de sabão de coco picado e 2 litros de óleo mineral.

Como preparar: primeiramente, coloque todos os ingredientes em uma panela e dissolva no fogo. Logo depois, misture esse líquido com o óleo mineral na proporção de 1,5 litro de calda de sabão para cada 2 litros de óleo. Por fim, pulverize sobre as plantas até a infestação parar.

4) Inseticida caseiro de camomila

A camomila é ótima para combater os fungos das plantas. Para preparar um inseticida caseiro você precisa de 50g de flores  de camomila e 1 litro de água.

Como preparar: misture tudo e deixe a solução em repouso durante 3 dias em uma garrafa. Porém, 4 vezes ao dia você deve agitá-la. Depois coe a mistura e pulverize sobre a planta doente.

 

5) Cebola

Esse simples alimento que temos sempre em casa ajuda a combater os pulgões, cochonilhas e até mesmo as lagartas. Para fazer um inseticida de cebola você precisa somente de 200g de cebola e 2 litros de água.

Como preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe a solução em uma garrafa por 10 dias. Após esse período, dilua 330 ml da mistura em 1 litro de água e aplique nas plantas.

6) Combinação para acabar com pulgões

Por fim, existe uma combinação poderosa para acabar com os pulgões e cochonilhas. Para fazer esse inseticida caseiro você precisa de 1 pedaço de sabão de coco, 500 ml de água, 1 cebola grande, muitas pimentas e 1 cabeça inteira de alho.

Como preparar: bata todos os ingredientes no liquidificador. Logo depois, coe e guarde a calda em uma garrafa. Quando precisar, dilua uma parte da calda para dez partes de água e borrife na planta inteira.

Última modificação em 26/10/2023 14:06

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por