Plantas dentro de casa: saiba quais usar na decoração

Separamos algumas espécies que são ideais para interiores e são capazes de deixar qualquer ambiente atraente, leve e bem decorado. Confira nossas dicas:

Uma das tendências que estão em alta nos últimos tempos é o cultivo de plantas dentro de casa. Além de trazer grandes benefícios, como melhorar a qualidade do ar, acalmar e deixar os ambientes mais frescos, elas também aproximam os moradores da natureza – principalmente aqueles que moram em apartamentos. Mas então, quais escolher?

Plantas dentro de casa – como escolher?

Para começar é preciso ficar atento ao escolher as suas espécies, todas as plantas precisam de água e dedicação para que elas se desenvolvam perfeitamente, além disso, a maioria delas gosta de espaços com boa claridade e, o essencial, um pouco de ventilação. As plantas se alimentam de luz, fazendo aquele processo que já conhecemos como fotossíntese.

Se você possui uma varanda aberta, o ideal é escolher plantas de sol pleno. E se faltar espaço ao ar livre, invista em espécies de meia-sombra e escolha lugares perto de janelas ou de portas de vidro para acomodá-las. Vale lembrar que uma varanda envidraçada, é uma pequena estufa, que protege do excesso de vento, mas pode reter calor.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A escolha do melhor lugar do ambiente para deixar suas plantas faz parte daqueles detalhes prazerosos de lidar, como o tipo de vaso mais adequado para cada uma delas, assim como organizá-las dentro de casa para uma decoração mais charmosa e aconchegante.

Plantas que podem ficar dentro de casa

Imagem mostra decoração com plantas em casa

Selecionamos algumas espécies que se dão bem em áreas internas e desenvolvem muito bem em vasos posicionados nos ambientes dentro de casa. Saiba mais e escolha a sua:

Além de ser belo e atraente, o antúrio é uma planta fácil de cultivar, eles preferem espaços de meia sombra, como janelas e varandas para receber luz indireta e ventilação. Gostam também de muita umidade, por isso, a rega deve acontecer pelo menos três vezes por semana durante as estações mais quente e duas em períodos mais frios.

A planta de aparência exótica, apresenta algumas folhas, em sua maioria, avermelhadas, que se assemelham a flores. É uma espécie que melhora a qualidade do ar dentro de casa, por isso também é símbolo de bom gosto e sinônimo de bem-estar.

 

Lança de São Jorge

Uma das espécies de plantas que tem um bom desenvolvimento em ambientes internos e sem precisar de muita luz, além de ser uma planta fácil de cuidar, a lança de São Jorge é a mais indicada para o cultivo dentro de casa.

Suas folhas são cilíndricas, rígidas e verticais, com um visual todo ornamental, outra opção é trançar suas folhas para dar um aspecto ainda mais diferente, e como suas folhas são pesadas, pode experimentar escorá-las com um tutor. Elas são bem resistentes, precisam de pouca água e suportam ambientes com ar condicionado.

A lança de São Jorge faz toda a diferença na decoração da casa, é uma ótima ideia para inserir a planta no ambiente.

Plantas dentro de casa

 

Cactus

Os cactos têm conquistado cada vez mais tendências, de decoração de interiores a no mundo da moda, pois possuí uma beleza exótica, deixam qualquer ambiente cheio de personalidade com seus diferentes tipos e tamanhos.

Fácil de cultivar e ideal para ambientes internos, a espécie precisa de luz direta pelo menos três vezes por semana e água uma vez por semana no verão e uma vez por mês no inverno, já que essa é uma planta de clima desértico. A dica é cultivá-los na varanda do apartamento ou próximos a janelas. Quanto mais sol seu cacto receber, mais robusto e bonito ele ficará. Vale lembrar que quando plantado em vasos, ele para seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.

Plantas dentro de casa

 

Cróton

O cróton é uma folhagem linda, chama a atenção por suas folhas grandes e coloridas. Brilhantes e levemente retorcidas, em tamanhos variados e elegantes combinações de tons, uma mistura de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, essa exuberância na folhagem será mantida se a planta receber muito sol direto.

Cultive o cróton em um vaso próximo a uma janela e faça a irrigação mantendo a terra sempre úmida, sem encharcar. Cuidado ao manipular a planta, utilize luvas, vale lembrar que sua seiva pode provocar irritações na pele.

Plantas dentro de casa

Costela de Adão

De folhagem exuberante e fácil de cuidar, a costela de Adão é mais uma solução simples para dar vida e atualizar a decoração de interiores. É uma espécie um tanto espaçosa, forte e resistente e para que ela se desenvolva de maneira saudável, mantenha em um local bem iluminado e sem luz direta, já que é uma planta de meia sombra. A irrigação no vaso deve ser duas a três vezes por semana e com um espaço maior nos meses de inverno.

Plantas dentro de casa

 

Rosa de Pedra

Dando um toque sofisticado para sua decoração de ambientes interiores, a Rosa de Pedra é um tipo de suculenta com formato delicado que se assemelha a de uma rosa.

A espécie também não exige muitos cuidados. É preciso regar pouco, apenas quando o solo estiver seco. Sob o sol, a Rosa de Pedra se desenvolve melhor, visto que também pode ser cultivada a meia sombra.

Plantas dentro de casa

 

Jiboia

A folhagem, brilhante e atrativa, se adapta aos ambientes com sombra, mas cresce melhor e mais rápido em locais com luz indireta. Ela gosta de calor e água, mas não suporta as baixas temperaturas.
Por ser uma das espécies mais versáteis, resistentes e adaptáveis para ter dentro de casa, o seu cultivo também é fácil, as regas devem ser feitas de duas a três vezes por semana e com um espaço maior nos meses de inverno.

E uma planta trepadeira, e se cultivada em vasos, ela pendura seus galhos criando um efeito charmoso. Também é possível cultivar como vaso de mesa, mas é preciso podar a cada 6 meses para que ela mantenha o formato e seus galhos não pendurem, além disso também podem ser cultivadas em suportes de chão, parapeitos de janelas, pergolados, cachepôs ou em vasos comuns, da cozinha ao lavabo, no chão ou na parede, com isso, a variedade de decoração são muitas.

Plantas dentro de casa

 

Palmeira Leque

Com sua elegância, a Palmeira leque é uma das favoritas dos projetos de decoração de interiores e é uma linda opção de palmeira para ser cultivada em vasos nos ambientes internos, isso devido seu crescimento lento. Elas gostam de ambientes amplos e bem iluminados
Suas folhas grandes, em um tom verdes brilhantes, de aparência plissadas e com margem dentada, dão uma beleza a espécie. A rega deve ser duas vezes por semana, é preciso proteger de ventos fortes e de ar-condicionado, e para mantê-la sempre saudável, remova as folhas velhas e secas e adube a durante o verão.

Plantas dentro de casa

Camedórea Elegante – Plantas dentro de casa

Esta palmeira de pequeno porte é uma das mais charmosas para decorar ambientes interno bem iluminados. De fácil cultivo, a rega deve ser frequente já que ela gosta de color e umidade. Cultive perto de janelas onde possa receber luz natural ou o sol através de cortinas leves para receber o sol da manhã, evite o sol da tarde, pode queimar as folhas, evite também ambiente com muito vento ou aparelho de ar-condicionado.

Plantas dentro de casa

 

Samambaia – Plantas dentro de casa

As samambaias são outra forte tendência de decoração, por ser tropical e com um verde exuberante, com folhas longas, pendentes procuram formar touceiras volumosas para garantir um toque especial na decoração do ambiente.

Plante-a em vasos suspensos ou em um local alto exaltando todas as características da espécie. O ideal para um bom cultivo regue-a com frequência, aproveite e borrife água em suas folhas. Procure mantê-la em um ambiente meia-sombra, protegido de ventos fortes e do sol.

Plantas dentro de casa

 

Zamioculca

Outra espécie querida e mais recomendada na decoração de interiores, é a zamioculca, com folhagem verdes brilhantes e galhos alongados, ela se adapta perfeitamente a locais de pouca luminosidade e ventilação, sendo ótima opção para o cultivo dentro de casa. De fácil cultivo, com regas duas vezes por semana, e aproveite para borrifar suas folhas com água para mantê-la sempre bonita. Como ela é de crescimento lento pode demorar para apresentar toda sua beleza e exuberância.

Plantas dentro de casa 

Bromélia é uma das mais belas plantas dentro de casa

Uma espécie tropical e também uma das melhores opções nas decorações de interiores. De aparência rustica e diferentes padrões de cores, a bromélia para manter-se bonita gosta de meia sombra e muita água, de preferência dentro de sua roseta, no entanto, é importante ter cuidado para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Com um visual exótico e cheio de cores, elas podem ser plantadas em vasos ou então presas a troncos e xaxins.

  Plantas dentro de casa

 

Quer uma panta dentro de casa? Escolha o Pacová

Mais uma linda opção de planta decorativa para ambientes internos, a pacová com suas folhas largas gosta de ambientes iluminados e sem o sol direto, e o clima tropical é o ideal para ela. As regas devem ser feitas moderadamente, de preferência uma vez por semana e garanta que o solo está úmido, não encharcado. Assim se manterá mais linda deixando os ambientes mais vivos com o verde forte de suas folhas.

 

Plantas dentro de casa

Jade – Ideias de plantas dentro de casa

Jade é uma das suculenta mais fáceis de cuidar. As folhas gordinhas são uma ótima escolha, devido a durabilidade. Além disso, é uma ótima opção para cultivar dentro de casa, como também é ótima para usar a técnica bonsai. Para cultivá-la é importante mantê-la em um local com luz solar e as regas devem ser espaçadas para não prejudicar a planta.

Plantas dentro de casa

 

Ciclanto – Plantas dentro de casa

De folhagem grande, podendo chegar a um metro de comprimento, e com aspecto amassado também é uma opção para o cultivo em apartamento. Deve ser cultivado a meia sombra e com solo sempre úmido. O cliclanto garante aquele toque agradável de natureza dentro de casa.

Plantas dentro de casa

 

Informar Erro
Siga-nos no 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes