Apple

As novidades da Apple apresentadas na WWDC 2021

Durante evento focado em novidades empresa mostrou novos recursos para Siri, FaceTime e serviços de streaming

Escrito por

A Apple anunciou algumas novidades na segunda-feira, 7, dando um vislumbre do que vem por aí na empresa.  Durante apresentação na WWDC 2021, a conferência anual da Apple, realizada no estado americano da Califórnia,  foi possível ver principalmente as novidades de sistemas operacionais. A Apple trouxe algumas soluções para AirPods, Apple Watch e para iPads. Confira, a seguir, as principais inovações apresentadas pela companhia comandada por Tim Cook.

Sistemas operacionais da Apple

A empresa deu detalhes dos sistemas operacionais iOS 15 e iPadOS 15, para iPhone e iPad, respectivamente. Assim, no caso da primeira atualização, haverá mudanças em serviços como mapas, na Siri e no compartilhamento de vídeos (vide abaixo). A atualização valerá desde o iPod Touch (sétima geração), passando pelas linhas do iPhone 6, 7, 8, X, 11 e 12. Já a atualização do iPadOS 15 colocará widgets na tela inicial e biblioteca de apps.

Siri além da Apple

Vendo a competição com Google Assistant e Alexa acirrando cada dia mais, a Apple anunciou que a Siri passará a funcionar em dispositivos que não são fabricados pela empresa. É a primeira vez que a dona do iPhone traz alguma forma de ampliar o alcance da assistente virtual. Além disso, a Apple confirmou que a Siri fará processamento offline de comandos de voz. Ou seja: para alguns comandos solicitados pelo usuário, não será preciso mais de internet.

FaceTime para Android e Windows

O sistema de conversa de vídeos da Apple, correndo atrás de Zoom, Skype e Google Meets, também seguirá o caminho da Siri para além das fronteiras da maçã. Assim, o FaceTime também poderá ser utilizado em dispositivos Android e PCs diretamente no navegador. A novidade, batizada de FaceTime Link, permite que o usuário inicie uma chamada pelo FaceTime e compartilhe o link com outras pessoas, como no iMessage, WhatsApp ou outros apps.

SharePlay no streaming

Chamado em outros serviços de Watch Party, a Apple lançou um recurso para que usuários assistam filmes, ouçam músicas ou compartilhem a tela com os amigos via FaceTime. Ou seja: é possível ver um filme, mesmo a distância, ao mesmo tempo. Mas, por enquanto, a novidade é restrita. Funciona apenas nos serviços Disney+, Hulu, HBO, TikTok, ESPN, NBA e Paramount+. No entanto, a Apple deu indícios de que novos serviços devem entrar no pacote logo.

Fones e relógios da Apple

A empresa também trouxe novidades para seus fones (AirPods) e relógios (Apple Watch). No primeiro caso, os AirPods receberão melhorias com o iOS 15, incluindo a capacidade de focar em conversas com as pessoas que estão falando com você e um alerta para encontrar o fone perdido. Já para o Watch, a empresa anunciou o Mindfulness, novo recurso do relógio que funciona dentro do app de acompanhamento da respiração.

Última modificação em 21/07/2022 11:33

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Appleiphone

Últimas notícias