Tecnologia & Games

Google amplia investimento em startups lideradas por negros

Como parte de sua política de diversidade e inclusão, empresa anunciou mais oito startups que receberão apoio financeiro

Escrito por

O Google for Startups Brasil anunciou, na terça-feira, 13, mais oito investimentos em startups brasileiras criadas ou lideradas por empreendedores negros. O programa de apoio a empreendimentos de tecnologia de pequeno porte é mais uma ação da empresa dentro de sua política de investimento no Brasil que inclui a diversidade e inclusão.  Batizado de Black Founders Fund, o fundo fará aportes de capital e de smart money.  Criado em setembro de 2020, o Google for Startups Brasil já investiu em 17 empresas até então. A meta é elevar esse número para 30 startups, em 2021.

“Quem, assim como eu, atua no mercado de startups há bastante tempo, reconhece que existem enormes barreiras ao sucesso de empreendedores negros e negras, algumas visíveis e outras invisíveis", explica André Barrence, Diretor do Google for Startups na América Latina, ao portal Canaltech. "Nosso objetivo é ampliar a diversidade no ecossistema de inovação”, completou.

Selecionadas do Google for Startups

As oito empresas selecionadas têm atuação em áreas diversas, como a de saúde, educação, marketplace de turismo, entre outras. Além de ter na gestão o empreendedor negro, as startups também devem estar focadas em comunidades negras ou em situação de vulnerabilidade social. 

A Diáspora.Black é um marketplace de turismo, hospedagens, cursos e experiências que valorizam a história e a cultura afro. A AfroSaúde é uma healthtech com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas em serviços de saúde para a comunidade negra, enquanto a Certdox é uma plataforma de simplificação e aceleração do processo de contratação de crédito.

Na lista do projeto apoiado pelo Google for Startups Brasil há duas startups com atuação em educação. A Inventivos, plataforma de ensino e networking em comunidade com microformações para criativos, ativistas e empreendedores, e a Prol Educa, que oferece vagas que não foram preenchidas nas matrículas das instituições de ensino privadas por um valor mais acessível aos interessados.

As femtechs, voltadas à saúde da mulher, estão representadas no programa pela Gestar, plataforma que conecta profissionais da saúde materno-infantil a famílias promovendo apoio seja no período da gestação como após ela, nos cuidados infantis dentro de casa. Já a Trakto é uma 'ferramenta' online de edição e produção de artes de redes sociais, sites e marketing digital.

A UnicaInstancia é uma legaltech de mediação online que usa dados para adiantar indenizações de empresas de serviços, como telefone e luz. Também atua para a democratização do acesso ao Direito do Consumidor, ajudando aqueles que não têm conhecimento legal a exercerem seus direitos. 

Última modificação em 26/07/2022 14:03

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por