Tecnologia & Games

Microsoft aposentará o navegador Internet Explorer em 2022

Com o fim do navegador, alternativa para empresas e consumidores será o Microsoft Edge, diz a gigante da tecnologia

Escrito por

É o fim de uma era. A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira, 20, que colocará um ponto final na história do Internet Explorer, navegador que ganhou popularidade nos anos 2000. A data programada para desligar os motores da plataforma é 15 de junho de 2022. 

A decisão surge em um momento em que os consumidores praticamente pararam de usar o Explorer. “Estamos anunciando que o futuro do Internet Explorer no Windows 10 está no Microsoft Edge”, disse Sean Lyndersay, gerente de programa do Edge, em comunicado em que a empresa tornou pública sua decisão.

A partir de junho de 2022, portanto, a única alternativa para empresas e consumidores que ainda preferem usar o Explorer será migrar para o Microsoft Edge com modo IE. Ainda será possível acessar sites antigos, sem suporte para navegadores novos. 

A desativação do Internet Explorer é um processo antigo, que está se desenrolando desde o lançamento do Edge, em 2016. Desde então, aos poucos, a Microsoft foi retirando o suporte do Internet Explorer em serviços como o Teams e, em breve, frá o mesmo para Office e Outlook.

Novos rumos da Microsoft

Prédio da microsoft - foto: pixabay

Enquanto a Microsoft aposenta o Explorer, também investe em novos caminhos. Recentemente, o Discord, plataforma social voltada ao público gamer, entrou na mira da empresa fundada por Bill Gates. Foi feita, inclusive, uma oferta de mais de US$ 10 bilhões.

Fontes desse mercado dizem que a Microsoft está buscando “recursos que deem acesso a comunidades de usuários engajados”, e que já manifestou interesse anteriormente no TikTok e no Pinterest, mas, sem sucesso. Até o momento, “nenhum acordo é iminente”.

Algumas semanas depois, no entanto, a Microsoft pagou US$ 19,7 bilhões pela Nuance Communications, empresa focada em Inteligência Artificial. O objetivo é reforçar o pacote de apps corporativos com a tecnologia avançada de fala da Nuance.

Última modificação em 26/07/2022 06:14

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por