Tecnologia & Games

Twitter prepara novidades para se ficar de olho em 2021

Além das cinco novidades ainda sem data de lançamento, rede social deve oferecer mais recursos a usuários

Escrito por

O Twitter está entrando em uma nova fase com o lançamento de sua versão paga. Após um balanço trimestral desanimador, com lucro líquido abaixo do esperado, de US$ 68 milhões no primeiro trimestre de 2021, a rede social busca saídas. A nova versão paga, ao custo de R$ 15,90 mensais ao consumidor, usuários terão acesso a novidades dentro da plataforma de microblogs, algumas delas já aguardadas por usuários.

Além das novidades o Twitter Blue, a rede social também prepara novos recursos para usuários comuns. Uma tentativa da plataforma de se manter relevante e prendendo a atenção de usuários em todo o mundo. Confira, abaixo, algumas das novidades, seja para a versão paga ou para usuários convencionais. Vale lembrar que os novos recursos, muitas vezes, estão em desenvolvimento e sem data de lançamento.

Reações em postagens

Uma das novidades mais esperadas do Twitter é a possibilidade de colocar reações em postagens, assim como acontece hoje no Facebook. De acordo com informações de mercado, mas ainda não confirmadas pela empresa, as reações do Twitter serão de “Curtir”, “Hahaha”, “Uau” e “Triste”. Há também a possibilidade de acrescentar um botão de "Raiva", mas isso ainda estaria sendo discutido internamente pela da rede social.

Desfazer no Twitter é novidade

Novidade mais polêmica da rede social, a opção de desfazer tuítes finalmente será liberada para usuários pagantes. Inicialmente, muitas pessoas acharam que seria o botão de editar postagens, algo que poderia tirar o aspecto de compartilhamento da rede social. No entanto, o que se concretizou foi a opção de desfazer tuítes. Com isso, o usuário tem alguns segundos, após a publicação, para se arrepender e cancelar a postagem.

Perfis detalhados

Recentemente, o Twitter confirmou que passará a dar mais informações em perfis. Robôs que trazem informações detalhadas e automáticas sobre determinado assunto, como terremotos, valor do dólar e casos de covid serão devidamente identificados. E finalmente o Twitter irá criar a opção de perfil memorial, ou seja, para as pessoas que já morreram. Eles terão uma identificação especial e os tuítes serão uma memória do falecido.

Além disso, o Twitter irá acrescentar a opção do usuário informar qual pronome quer ser tratado, ele/dele, ela/dele e por aí vai. Essa novidade, que também está chegando ao Instagram, quer aumentar a diversidade da rede social.

Modo Leitura no Twitter também é novidade

Outra novidade para assinantes pagos: o modo leitura. De acordo com informações do próprio Twitter, usuários assinantes da versão paga poderão organizar as chamadas threads,  ou seja, as sequências de tuítes, para facilitar a leitura em um único bloco de texto e imagens, em um novo design. "Projetamos essa experiência para que você possa ler todo o conteúdo mais recente perfeitamente e desfrutar de conversas com menos ruído", disse o Twitter.

Cobrança por conteúdo especial

Por fim, uma das novidades mais celebradas por usuários é a possibilidade de usuários cobrarem por conteúdo exclusivo aos seus seguidores,  uma ferramenta chamada inicialmente de Super Follow. A plataforma não confirmou a novidade nem está claro como será a cobrança. No entanto, o conteúdo extra aparecerá em tuítes exclusivos, acesso a uma comunidade, assinatura de uma newsletter ou até um emblema indicando o apoio a aquela conta.

Última modificação em 21/07/2022 11:58

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Twitter