Twitter exclui algoritmo de recorte de imagem após críticas de usuários

Recurso gerou polêmica, em 2020, após rede social ser acusada de priorizar fotos de pessoas brancas e do sexo masculino

Depois de ser alvo de críticas, o Twitter decidiu excluir seu algoritmo de recorte de imagens. O recurso gerou polêmica em setembro de 2020, quando usuários perceberam que o sistema da rede social dava prioridade a pessoas brancas no recorte da imagem. Ou seja: se uma foto tivesse uma pessoa negra e uma branca, apenas esta última apareceria no feed ou apareceria com destaque.

Também havia uma preferência por homens em vez de fotos de mulheres.  Foram registrados ainda casos em que o recorte, em fotos apenas com a presença de mulheres, tinha um “olhar masculino” de acordo com a empresa, focando nos seios e nas pernas. 

Rumman Chowdhury, engenheiro-chefe de software do Twitter e especialista em ética e inteligência artificial, disse que é melhor deixar as opções de recortes para os usuários. "Uma de nossas conclusões é que nem tudo no Twitter é um bom candidato para um algoritmo e, neste caso, a maneira como recortar uma imagem é uma decisão que as pessoas tomam melhor", acrescentou Rumman, em uma postagem no blog oficial da rede.

O algoritmo, de acordo com o Twitter, já está desativado na rede social em todo mundo.

Diversidade no Twitter

A decisão surge cerca de um mês depois do Twitter lançar uma iniciativa de “aprendizado de máquina responsável”. A proposta era, justamente, incluir análises de igualdade algorítmica e oferecer mais transparência sobre sua inteligência artificial e como lidar com efeitos prejudiciais de suas decisões.

“O uso responsável da tecnologia inclui o estudo dos efeitos que ela pode ter no longo prazo”, escreveram em um blog Jutta Williams e Rumman Chowdhury, da equipe de ética e transparência do Twitter e que estão por trás da iniciativa. “Também estamos construindo soluções de aprendizado de máquina explicáveis, para que nossos algoritmos possam ser melhor compreendidos, o que os informa e como eles impactam o que (o usuário) vê no Twitter”.

Segundo a postagem, uma única decisão errada do algoritmo do Twitter pode afetar a vida de milhões de pessoas, com textos e imagens sobre racismo, violência, machismo e informações semelhantes. “Às vezes, um sistema [algorítmico] pode começar a se comportar de maneira diferente do esperado”, complementam os estudiosos sobre essa iniciativa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes