A Black Friday está chegando. Confira as principais dicas para aproveitar o dia de promoções de forma tranquila e segura, segundo o Procon.
A Black Friday Brasil 2020 se aproxima e as expectativas dos consumidores em comprar produtos pelo menor preço possível. Um dos maiores eventos do comércio internacional será no dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês. Contudo, antes de ir às compras, é importante estar atento(a) a tentativas de fraudes ou golpes.
Neste ano, a corrida por descontos nas lojas, bem como filas de consumidores à espera da abertura dos comércios, devem ser substituídas pelas compras online. A pandemia e o isolamento social são os principais fatores para essa mudança, ainda que o comércio físico, nas principais regiões do país, já estão com as portas abertas.
Por isso, o jornal DCI reuniu dicas para aproveitar as compras online na Black Friday. Confira-as, a seguir.
o Procon-SP lançou informativos sobre a Black Friday com orientações para compras seguras. Segundo o órgão de defesa do consumidor, com atitudes simples e práticas, a data pode ser aproveitada de forma consciente e responsável.
Sendo assim, a principal orientação é o acompanhamento de preços dos produtos desejados antes mesmo do dia 27 de novembro. A pesquisa das características, comparação de valores e outras informações sobre a mercadoria devem ser pesquisadas com antecedência.
Além disso, os consumidores devem acessar os canais oficiais das empresas para buscar as ofertas. Por isso, evite clicar em links promocionais recebidos por e-mail ou redes sociais, como o WhatsApp.
“A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso. Por isso é imprescindível fazer uma lista dos produtos que ele precisa, além de pesquisar os preços previamente”, ressalta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.
Além das orientações como pesquisas anteriores à compra, acompanhamento de preços, e negociações em sites oficiais, o consumidor deve seguir as seguintes orientações, segundo o Procon-SP:
Ademais, recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.
Outro ponto importante é observar o prazo de entrega do produto e saber a política de troca da empresa. Para isso, basta acessar o site do ReclamaAqui e fazer uma pesquisa simples sobre a loja virtual.
Além disso, o valor do frete interfere, e muito, para realizar a compra online. Se a entrega custar mais que o valor de desconto do produto, a promoção não vale a pena.
Por fim, "nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento)", afirma o Procon.
A compra online facilita a aquisição de produtos e também as vendas. Muitas empresas têm apostado em plataformas virtuais, substituindo os estabelecimentos físicos por lojas online.
O e-commerce cresceu nos últimos meses, mas também a disseminação de sites fraudulentos e a aplicação de golpes digitais. “As quadrilhas estão falsificando sites, inclusive de empresas conhecidas com a intenção de enganar o consumidor e tomar seu dinheiro. É preciso que as pessoas redobrem atenção nas compras online, em especial, agora em novembro quando acontece a Black Friday”, avisa o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez.
Além disso, Capez acrescentou que verificar a confiabilidade do site deve ser uma hábito. “Uma dica simples pra quem vai comprar na internet é consultar no nosso site a lista de sites não recomendáveis, que conta com mais de 160 empresas que prejudicaram consumidores. E caso tenha conhecimento de sites falsos ou que não entregam, denuncie ao Procon-SP para que possamos alertar outras pessoas."
Por fim, confira a lista de sites falsos, elaborada pelo Procon-SP, no site do órgão ou clique aqui.
O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo, disponível para Android e iOS, ou via redes sociais. Sendo assim, basta marcar o perfil @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento que se quer denunciar.
Última modificação em 29/07/2022 08:06
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