Cinema & TV

Filha de Dom Pedro II, Princesa Leopoldina casou com quem?

Princesa abdicou do título de princesa brasileira em nome de seu casamento

Escrito por

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Leopoldina (Bruna Griphao) vai ficar interessada em Pierre (Gabriel Falcão), pretendente de sua irmã Isabel (Giulia Gayoso). Na vida real, algo similar aconteceu entre as irmãs, que trocaram de possíveis futuros maridos ao conhecerem os homens com quem se casaram. Abaixo, saiba: Princesa Leopoldina casou com quem?

Princesa Leopoldina casou com quem?

Em 1864, Dom Pedro II pediu para que sua irmã Francisca, a princesa de Joinville, guiasse uma expedição à Europa para encontrar possíveis pretendentes para suas filhas, de acordo com o Aventuras na História.

As primeiras propostas foram feitas para o duque de Penthièvre e o filho de Leopoldo I da Bélgica, Felipe, Conde de Flandres. Porém, ambos os pretendentes recusaram o convite feito pelo governo brasileiro. A família real partiu então para outras duas opções: o Conde D’Eu e Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota.

Em um primeiro momento, Luís Augusto se casaria com Isabel e Conde D’Eu com Leopoldina. Porém, quando os príncipes viajaram ao Brasil para conhecerem suas futuras esposas, o coração da herdeira ao trono escolheu Conde D'Eu, enquanto Leopoldina casou com Luís Augusto.

Leopoldina e Luís Augusto se casaram em 1864, e a princesa passou a viver divida entre o Brasil e a Europa. Cansados da vida em dois países, os dois foram morar em Viena. A princesa abdicou do título de princesa brasileira em nome de seu casamento, assumindo o então o título de princesa de Saxe-Coburgo-Gota.

A princesa perdeu o primeiro filho em um aborto espontâneo. Tempos depois, o casal teve quatro filhos homens: Pedro Augusto, Augusto Leopoldo, José Fernando e Luís Gastão.

Luís augusto, leopoldina e o filho pedro - foto: wikimedia commons/aventuras na história

 

E na novela?

Ainda não se sabe com quem Leopoldina, interpretada por Bruna Griphao, irá se casar em Nos Tempos do Imperador. Nos próximos capítulos, a princesa ficará encantada pelo pretendente da irmã, Pierre de Orléans (Gabriel Falcão),

A caçula vai alfinetar a irmã e deixar claro seu interesse pelo rapaz. "A não ser pelo fato de ele não ter demonstrado nenhum interesse especial nesse casamento”, dirá Dina sobre um possível noivado entre Isabel e Pierre. “Além do quê, pode acontecer de ele se interessar por outra pessoa. Por mim, por exemplo!”.

“Sei que estão na idade de sonhar com príncipes encantados, mas suas altezas devem lembrar que um casamento real é, antes de tudo, um arranjo político, um acordo em que amor, paixão, infelizmente nem sempre tomam parte. Portanto, eu as aconselharia a não cultivarem ilusões de uma princesa de contos de fada”, afirmará Luísa (Mariana Ximenes), em uma tentativa de acalmar os ânimos das princesas.

Bruna griphao é leopoldina em nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo

Última modificação em 22/07/2022 14:00

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Ver Comentários

  • É curioso que a avó, princesa Leopoldina Habsburgo, deixou nasceu em Viena e deixou a Áustria para viver no Rio de Janeiro como princesa e futura Imperatriz do Brasil. Enquanto a neta, Leopoldina de Bragança, nasceu no Rio de Janeiro e deixou o Brasil para viver em Viena como Condessa de Saxe. O ponto em comum é que ambas as Dinas morreram jovens e acometidas por doenças trágicas.

    • A foto acima mostra uma casal e uma menina. Então não pode ser Lui Augusto, Leopoldina e Pedro. A matéria diz que o casal teve 4 filhos homens então está faltando nos dizer quem é essa linda menininha.

      • Se você olhar na descrição da foto, a criança do colo da princesa Leopoldina não é uma menina, mas sim o filho da princesa. Está escrito bem em baixo da descrição da foto. Eu também achei estranho.

      • Naquela época era comum vestir os bebês/meninos com roupas parecendo um vestido e tbm ter cabelos grandes... Por isso confunde mesmo...mas é um menino!

      • Não minha cara. São Leopoldina e o marido. E seu primeiro filho. Pesquise roupas antigas dos bebês. Tudo era igual para meninos e meninas, ambos eram enfeitados. Não tinham as palhaçadas de hoje ( Rosa ou azul)

    • É menino. Antigamente não havia padrões de estereótipos de roupas para meninos e meninas como hj

Compartilhe
Escrito por