Filha de Dom Pedro II, Princesa Leopoldina casou com quem?

Princesa abdicou do título de princesa brasileira em nome de seu casamento

Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Leopoldina (Bruna Griphao) vai ficar interessada em Pierre (Gabriel Falcão), pretendente de sua irmã Isabel (Giulia Gayoso). Na vida real, algo similar aconteceu entre as irmãs, que trocaram de possíveis futuros maridos ao conhecerem os homens com quem se casaram. Abaixo, saiba: Princesa Leopoldina casou com quem?

Princesa Leopoldina casou com quem?

Em 1864, Dom Pedro II pediu para que sua irmã Francisca, a princesa de Joinville, guiasse uma expedição à Europa para encontrar possíveis pretendentes para suas filhas, de acordo com o Aventuras na História.

As primeiras propostas foram feitas para o duque de Penthièvre e o filho de Leopoldo I da Bélgica, Felipe, Conde de Flandres. Porém, ambos os pretendentes recusaram o convite feito pelo governo brasileiro. A família real partiu então para outras duas opções: o Conde D’Eu e Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota.

Em um primeiro momento, Luís Augusto se casaria com Isabel e Conde D’Eu com Leopoldina. Porém, quando os príncipes viajaram ao Brasil para conhecerem suas futuras esposas, o coração da herdeira ao trono escolheu Conde D’Eu, enquanto Leopoldina casou com Luís Augusto.

Leopoldina e Luís Augusto se casaram em 1864, e a princesa passou a viver divida entre o Brasil e a Europa. Cansados da vida em dois países, os dois foram morar em Viena. A princesa abdicou do título de princesa brasileira em nome de seu casamento, assumindo o então o título de princesa de Saxe-Coburgo-Gota.

A princesa perdeu o primeiro filho em um aborto espontâneo. Tempos depois, o casal teve quatro filhos homens: Pedro Augusto, Augusto Leopoldo, José Fernando e Luís Gastão.

princesa leopoldina filha de dom pedro II
Luís Augusto, Leopoldina e o filho Pedro – Foto: Wikimedia Commons/Aventuras na História

 

E na novela?

Ainda não se sabe com quem Leopoldina, interpretada por Bruna Griphao, irá se casar em Nos Tempos do Imperador. Nos próximos capítulos, a princesa ficará encantada pelo pretendente da irmã, Pierre de Orléans (Gabriel Falcão),

A caçula vai alfinetar a irmã e deixar claro seu interesse pelo rapaz. “A não ser pelo fato de ele não ter demonstrado nenhum interesse especial nesse casamento”, dirá Dina sobre um possível noivado entre Isabel e Pierre. “Além do quê, pode acontecer de ele se interessar por outra pessoa. Por mim, por exemplo!”.

“Sei que estão na idade de sonhar com príncipes encantados, mas suas altezas devem lembrar que um casamento real é, antes de tudo, um arranjo político, um acordo em que amor, paixão, infelizmente nem sempre tomam parte. Portanto, eu as aconselharia a não cultivarem ilusões de uma princesa de contos de fada”, afirmará Luísa (Mariana Ximenes), em uma tentativa de acalmar os ânimos das princesas.

princesa leopoldina filha de dom pedro II
Bruna Griphao é Leopoldina em Nos Tempos do Imperador – Foto: Reprodução/Globo
Você pode gostar também
buy cialis online