Cinema & TV

Novela Renascer já passou na Globo?

Folhetim ganha uma nova versão a partir de janeiro

Escrito por

A novela "Renascer" chega para substituir "Terra e Paixão" a partir de janeiro de 2024 no horário nobre. A história, no entanto, não é desconhecida para os noveleiros, já que se trata de um remake de um folhetim que foi ao ar há trinta anos. Agora, a história ganha uma nova versão.

Renascer é reprise ou inédita?

A novela Renascer de 2024 é uma nova versão da novela de mesmo nome escrita por Benedito Ruy Barbosa. Ou seja, Renascer já passou na Globo e foi em 1993, mas agora volta ao ar com outros atores, outra gravação e algumas mudanças na história. O responsável pela adaptação é Bruno Luperi, neto do dramaturgo que idealizou a primeira trama.

A história é dividida em duas fases. Na primeira, José Inocêncio chega à Bahia, na cidade de Ilhéus, onde começa a investir em plantações de cacau. O trabalho prospera e o torna um fazendeiro rico, o mais poderoso e conhecido da região.

O protagonista se apaixona por Maria Santa, uma jovem ingênua e pura, com quem tem quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro. A esposa do fazendeiro morre durante o parto do caçula, o que faz com que o poderoso culpe-o por isso, mesmo que ele seja apenas um recém-nascido.

João Pedro cresce sendo rejeitado pelo pai, enquanto os outros três são mimados. A tensão entre eles fica ainda pior na segunda fase, quando o caçula se apaixona por Mariana e a leva para trabalhar na fazenda, sem desconfiar que a jovem só se aproximou dele por vingança - ela acredita que José Inocêncio é o culpado pela morte de seu avô, Belarmino, já que os dois eram inimigos.

No entanto, Mariana se apaixona por José Inocêncio e troca o filho pelo pai. Os dois se casam, para o desgosto do caçula, o que dá início a uma disputa pelas terras do poderoso entre seus próprios herdeiros, que temem que a nova madrasta só esteja interessada no dinheiro da família.

A trama foi um sucesso em sua exibição original, com média de 60.89 pontos, número bastante acima do que as novelas da época conquistavam.

Marcos palmeira e antônio fagundes interpretaram joão pedro e josé inocêncio na primeira versão de renascer - foto: reprodução/rede globo

Quem é quem no remake?

O elenco de Renascer já está escalado, e as gravações estão a todo vapor. Entre os principais nomes, destaca-se Marcos Palmeira que interpretou João Pedro na primeira versão do folhetim e agora retorna no papel do protagonista José Inocêncio. Na primeira fase, quem dá vida ao poderoso é Humberto Carrão

Duda Santos, 22: interpreta Maria Santa na primeira fase do folhetim. Já esteve nas novelas "Malhação: Toda Forma de Amar" (2020) e "Travessia" (2022).

Humberto Carrão, 32: vive José Inocêncio na primeira fase da trama. O ator esteve recentemente em "Todas as Flores" (2022), no Globoplay.

Marcos Palmeira, 60: o ator veterano fica responsável por interpretar José Inocêncio na primeira fase do folhetim. Seu último papel em novelas foi em "Pantanal" (2022).

Juan Paiva, 25: interpreta João Pedro, o filho rejeitado. É conhecido por ter vivido Ravi na novela "Um Lugar ao Sol" (2021). Também esteve no elenco de "As Five" (2020), "Malhação: Viva a Diferença" (2017) e "Totalmente Demais" (2015).

Renan Monteiro, 37: ficou com o papel de José Augusto. O ator é conhecido por "Caminho das Índias" (2009), "A Regra do Jogo" (2015) e "Novo Mundo" (2017).

Marcello Melo Jr, 35: viverá José Bento. Já atuou nas novelas "Mar do Sertão" (2022), "Bom Sucesso" (2019), "O Sétimo Guardião" (2018), além de ser cantor.

Rodrigo Simas, 31: interpreta José Venâncio. O artista já esteve em dezenas de novelas, incluindo "Salve-se Quem Puder" (2021), "Órfãos da Terra" (2019), "Orgulho e Paixão" (2018) e "Novo Mundo" (2017).

Theresa Fonseca, 25: ficou com o papel de Mariana. Sua estreia na televisão foi em "Mar do Sertão" (2022).

Juliana Paes, 44: interpreta Jacutinga no remake de Renascer. Seu último trabalho foi em "Pantanal" (2022), quando interpretou Maria Marruá.

Última modificação em 03/01/2024 12:02

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Compartilhe
Escrito por