Cinema & TV

Quanto os atores recebem por reprises de novelas?

Diversos folhetins estão sendo reprisados enquanto os novos não ficam prontos

Escrito por

Devido à pandemia de covid-19 no país, a Globo, SBT, Record e outras emissoras optaram por exibir reprises de novelas antigas enquanto ainda não era seguro retornar as gravações das tramas inéditas. Enquanto o público acompanha as edições especiais, uma dúvida que surge entre a audiência é: os atores recebem pelas reprises das novelas?

Os atores recebem pelas reprises das novelas?

Sim, os atores recebem pelos diretos das reprises. Há dois tipos de diretos: os autorais e os conexos. Os autorais ficam com o autor e o diretor da trama e os conexos com os atores. De acordo com a TV História, os valores dos direitos conexos são menores que os autorais e podem variar conforme o contrato na época da primeira exibição da trama e a faixa de em que a novela foi exibida. Ou seja, uma novela das nove pode valer mais do que uma novela das seis.

Ainda segundo o veículo, o artista recebe 10% do valor do seu contrato quando uma novela em que ele atuou é exibida no Vale a Pena Ver De Novo. Porém, o mesmo não vale para o canal Viva. Quando o folhetim é vendido para o exterior, 5% sobre o valor da venda são divididos entre autores, diretores e elenco.

Quais novelas estão sendo reprisadas?

 

Eric (mateus solano) e luíza (camila queiroz) em pega pega (foto: reprodução/globo)

 

A Rede Globo, por exemplo, está exibindo reprises em todas as faixas de horário. As novelas antigas começam às 16h40, horário de Brasília, com o Clone (2001) em Vale a Pena Ver De Novo, seguida de Tititi (2010), que está em sua última semana.

Às 17h35, a emissora exibe a temporada de 2014-2015 de Malhação. Às 19h15, é a vez de Pega Pega, exibida originalmente em 2017. Império, novela das nove, também já foi exibida em 2o14.

Por fim, a Globo fecha o dia com uma nova exibição de Verdades Secretas, de 2015, para aquecer o público para a segunda temporada da novela.

Por enquanto, a única novela inédita no ar na emissora é Nos Tempos do Imperador, às 18h25.

Última modificação em 22/07/2022 11:25

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Compartilhe
Escrito por