Brasil

5 maiores terremotos no Brasil até hoje; último foi em São Paulo

Tremores de terra já foram registrados em 2023

Escrito por

Embora o Brasil não seja conhecido por ser uma região propensa a terremotos, ao longo de sua história, ocorreram alguns eventos sísmicos significativos. Aqui estão cinco dos maiores terremotos registrados no Brasil até hoje:

Quais foram os 5 maiores terremotos do Brasil?

Segundo dados divulgados pela Universidade de São Paulo (USP), o país já teve mais de 100 terremotos durante o século 20. No entanto, a maioria dos abalos quase sempre é imperceptível, pois suas intensidades são baixas. Veja os abalos e suas consequências.

1º maior terremoto no Brasil

Data: 31 de janeiro de 1955
Magnitude: 6.6
Epicentro: Serra do Tombador, em Mato Grosso
Esse terremoto foi um dos mais intensos registrados no Brasil. Embora a região afetada fosse pouco povoada na época, houve relatos de rachaduras no solo e abalos sentidos em algumas localidades.

2º maior terremoto no Brasil

Data: 2022
Magnitude: 6.5
Epicentro: Acre
Esse terremoto teve seu epicentro a mais de 100 km das pequenas cidades de Tarauacá e Feijó, na fronteira com o Peru, e por isso não houve danos e ele nem sequer foi sentido pela população dos arredores.

3º maior terremoto no Brasil

Data: 1955
Magnitude: 6.3
Epicentro: Espírito Santo

No mesmo ano, a cidade de Vitória-ES foi atingida por um abalo sísmico de 6,3 graus na escala Richter. A reação das pessoas foi de susto e as casas apenas balançaram. Não há nenhum registro de ferimentos ou danos.

4º maior terremoto no Brasil

Data: 1980
Magnitude: 5.2
Epicentro: Pacajus, Ceará

Na mesma década, Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, viveu na pele os efeitos de um terremoto com magnitude de 5,2 na Escala Richter.

5º maior terremoto no Brasil

Data: 2007
Magnitude: 4.9
Epicentro: Itacarambi, Minas Gerais

O tremor na localidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, no norte de Minas Gerais, atingiu 4.9 na escala Richter. Uma criança de 5 anos morreu e seis pessoas ficaram feridas. Além disso, pouco mais de 5 casas caíram em função do terremoto.

O site da USP possui um relatório público com os últimos abalos do Brasil em tempo real.

Terremoto em São Paulo em junho de 2023

Na manhã do dia 16 de junho de 2023, moradores de cidades do litoral e do interior de São Paulo relataram tremores e a Defesa Civil do Estado confirmou um abalo sísmico de mesma intensidade na região do Vale do Ribeira, com mais intensidade na região de Miracatu.

Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo apontam um tremor de magnitude 3,9 em Itariri e com uma magnitude de 4,0 graus e epicentro no município de Iguape, no litoral sul.

Não há registro de feridos.

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por