Categories: Notícias

Dataprev: como consultar a situação do auxílio emergencial 2021

No site, você acompanha se continua elegível ao benefício

Está com dúvidas sobre o seu auxílio 2021? Você pode acompanhar a situação do benefício pelo site da Dataprev e checar situação do auxílio emergencial . No site, você acompanha se continua elegível ao benefício, ou seja, se ainda se encaixa nos critérios para receber o dinheiro.

Também é através da Dataprev que o beneficiário pode contestar caso tiver a parcela bloqueada. O prazo final para a última contestação terminou no dia 24 de julho.

O próprio Governo Federal recomenda que todo beneficiário acompanhe regularmente a situação do auxílio. Isso porque a Dataprev faz mensalmente um pente fino para identificar possíveis irregularidades.

Leia também: Auxílio emergencial 2021 bloqueado: 16 causas 

Por que devo consultar a situação do auxílio emergencial?

Por meio da consulta, o cidadão que se enquadra em um três grupos podem receber o benefício acompanha em qual etapa encontra a sua solicitação.

Importante ressaltar quem tem direito a receber o auxílio emergencial, veja:

  • Microempreendedores, Contribuintes Individuais e trabalhadores informais;
  • Inscritos no CadÚnico e beneficiários do Bolsa Família;
  • Inscritos no CadÚnico que não recebem o Bolsa Família.

A consulta da situação do auxílio emergencial pode ser feita pelos sites:

  • www.cidadania.gov.br/consultaauxilio
  • https://consultaauxilio.dataprev.gov.br

Para se ter uma ideia, só em junho, o Governo Federal identificou 1,1 milhão de benefícios com suspeita de irregularidades.

Por isso a importância de verificar a situação mensalmente. Dentro do 1,1 milhão de benefícios, mais de 497 mil foram cancelados. Ou seja, os beneficiários deixaram de ter direito a receber.

Como consultar a situação do auxílio emergencial 2021?

Aqui vamos te ensinar como fazer a consulta do auxílio emergencial pelo site da Dataprev. Basta clicar em um dos links acima.

Primeiro passo: Na tela inicial, você deve informar seus dados básicos para identificação, além de confirmar que não é um robô.

Informe o CPF, Nome, Nome da mãe e Data de Nascimento.

E atenção, os dados informados serão confrontados com as informações do CadÚnico e também do requerimento feio junto à Caixa quando o auxílio emergencial foi lançado, ainda em 2020.

Segundo passo: Depois de inserir os dados, você será encaminhado para a tela seguinte. Agora vai aparecer para o cidadão o resultado da etapa do benefício na Dataprev.

Terceiro passo: Neste momento a tela vai trazer a situação do seu benefício, que pode ser:

  • Benefício aprovado - significa que você está elegível, ou seja, se encaixa nos critérios para continuar recebendo o auxílio;
  • Benefício não aprovado - quer dizer que a Dataprev identificou alguma possível irregularidade.

Na mesma tela, o beneficiário pode consultar o motivo de ter tido o benefício bloqueado.

No caso de ter tido o benefício bloqueado, agora chega a hora de fazer a contestação. A Caixa permite que o cidadão faça um novo requerimento para contestar o resultado.

Em que casos o auxílio emergencial é bloqueado?

Lembrando que o Governo Federal está fazendo um pente fino mensal nos benefícios, importante ressaltar que existem fatores que impedem o cidadão de continuar recebendo o auxílio emergencial.

Mesmo que você tenha recebido as parcelas anteriores, se a Dataprev identificou uma possível irregularidade, seu benefício pode ser bloqueado e até mesmo cancelado.

Para seguir recebendo as parcelas da prorrogação do auxílio emergencial, você NÃO pode se enquadrar nos critérios abaixo:

  • Ter adquirido vínculo de emprego formal com carteira assinada;
  • Receber recursos de benefício previdenciário, assistencial ou trabalhista (com exceção do Bolsa Família);
  • Ter CPF vinculado como instituidor ou dependente de pensão por morte;
  • Estar preso em regime fechado ou ter CPF vinculado à concessão de auxílio-reclusão;
  • Morar fora do País.

Como contestar o auxílio emergencial?

Portal de consultas da dataprev

Mensalmente, a Dataprev libera no site a consulta dos beneficiários que seguem "elegíveis", ou seja, aqueles que podem continuar recebendo o auxílio emergencial.

Se ao pesquisar a situação do seu benefício, você identificou que ele foi bloqueado, cabe contestação.

  • Para contestar, basta acessar o site da Dataprev, informar seu CPF, Nome, Nome da Mãe, Data de Nascimento e confirmar que você não é um robô.
  • Em seguida, deve aparecer a mensagem de que seu benefício não foi aprovado e o motivo. Ali mesmo estará a opção "contestar análise".
  • Depois de clicar, informe todos os dados pedidos pelo sistema.

Vale ressaltar que o benefício passará por uma nova análise até ser liberado ou então cancelado de vez. Para acompanhar a situação, basta acessar o site da Dataprev.

Última modificação em 25/07/2022 08:54

Compartilhe