Mundo

Alemanha fecha lojas e escolas antes do Natal para lutar contra a covid-19

O país vai fechar seus negócios não essenciais e escolas a partir de quarta-feira, em face do aumento incontrolável de casos de covid-19.

Escrito por

Alemanha fecha lojas e escolas antes do Natal para lutar contra o aumento da covid-19.

Assim, incapaz de conter a segunda onda de covid-19, o país, que registra quase 30.000 novos casos todos os dias, vai impor medidas mais drásticas. 

A chanceler Angela Merkel anunciou neste domingo (13) que todos os negócios não essenciais, assim como escolas e creches, fecharão de quarta-feira (16) até dia 10 de janeiro.

De acordo com Merkel, por conta das muitas mortes e “o crescimento exponencial” das infecções “somos forçados a agir e estamos agindo agora".

 

Imagem: reprodução / unsplash

Alemanha fecha lojas e escolas antes do Natal

Apesar de seis semanas de fechamento total de restaurantes, bares, teatros, cinemas, museus e instalações esportivas, "a situação continua muito grave. Até piorou desde a semana passada", alertou quinta-feira Lothar Wieler, presidente do Instituto de Vigilância Sanitária Robert-Koch.

De acordo com Wieler, a população não reduziu suficientemente os seus contatos sociais.

A decisão não parece prejudicar a credibilidade de Angela Merkel. A Chanceler declarou-se ao longo do outono a favor de medidas mais duras, mas sem poder impor suas opiniões aos chefes das regiões. 

Dessa forma, ela lançou uma chamada na quarta-feira (9) para limitar o contato ao mínimo, tendo em vista os feriados de fim de ano.

"Eu desejaria medidas mais leves. Mas, devido às compras de Natal, o número de contatos sociais aumentou consideravelmente", disse Merkel a repórteres em Berlim.

Assim, "há uma necessidade urgente de ação".

As medidas acordadas entre a chanceler e os líderes dos 16 estados federais do país baseiam-se em restrições que já estão em vigor sob um bloqueio parcial.

 

Imagem: reprodução / getty images

Medidas mais duras

O número de pessoas autorizadas a se reunir dentro de casa permanecerá restrito a cinco.

Contudo, os alemães ainda terão um pequeno adiamento durante o período de Natal, já que até 10 pessoas poderão se encontrar de 23 de dezembro a 1º de janeiro.

O ministro da Fazenda, Olaf Scholz, anunciou que haverá uma oferta de apoio financeiro às empresas, em um esforço para amenizar o golpe econômico do bloqueio.

A Alemanha está em um bloqueio parcial nas últimas seis semanas. E, embora bares e restaurantes tenham sido fechados durante esse período, lojas e escolas permaneceram abertas.

Mas os políticos ficaram alarmados nos últimos dias, quando as taxas de infecção atingiram níveis recordes.

Última modificação em 28/07/2022 10:53

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por