Mundo

Eclipse Lunar do dia 28 de outubro 2023: horário e como assistir

Evento será visto no Brasil no sábado

Escrito por

No início deste mês, um eclipse anular do Sol foi visível da Terra e, antes que outubro de 2023 chegue ao fim, será a vez de assistir a um eclipse Lunar. No dia 28 de outubro, sábado, a lua passará para a sombra da Terra, desencadeando um eclipse lunar parcial visível na íntegra em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil.

Como é um Eclipse Lunar?

À medida que a Terra se move mais sobre a Lua, a parte interna mais escura da sua sombra – a umbra – começa a cair sobre o disco lunar.

Uma ilustração do arranjo entre o sol, a terra e a lua durante um eclipse lunar parcial (crédito da imagem: nasa/robert lea)

Não é por acaso que o eclipse lunar parcial acontecerá na época da Lua do Caçador, já que os eclipses lunares precisam de luas cheias para ocorrer. Porém, nem toda lua cheia é marcada por um eclipse lunar, porque o caminho orbital da lua ao redor da Terra tem uma inclinação de 5 graus em comparação com o caminho orbital do nosso planeta ao redor do sol. Os eclipses só acontecem quando a lua cheia está perto de pontos em que os caminhos orbitais da Terra e da lua se cruzam, chamados de nós lunares.

A lua cheia só aparece à noite. E um eclipse lunar total é visível de toda a Terra que está passando pela noite enquanto o eclipse ocorre. Mas alguns verão o eclipse de forma mais clara ou mais completa do que outros, dependendo da localização. Por exemplo, alguns o verão ao nascer ou pôr da lua, quando a lua está baixa no céu.

Vídeo: Como ver um eclipse lunar

Horário do eclipse no Brasil dia 28 de outubro

O eclipse lunar parcial de 28 de outubro poderá ser visto no Brasil a partir das 15h01 e deve terminar às 19h25, no horário de Brasília. O evento poderá ser visto em todo o país, mas o melhor local para assistir é a região Nordeste, em especial o litoral.

E é claro que os eclipses lunares podem ser vistos com segurança a olho nu. Embora binóculos e telescópios não sejam necessários para ver um eclipse lunar, eles melhoram a visão.

Portanto, nenhum equipamento especial além do conhecimento do momento do eclipse lunar e um cobertor e uma cadeira confortável é necessário para assistir a este evento. Mesmo se você estiver fora do caminho deste eclipse lunar, ainda poderá assistir ao eclipse lunar parcial ao vivo e gratuitamente online no canal Time and Date no YouTube.

Se você perder este eclipse parcial, a lua passará mais uma vez para a sombra da Terra em 17 de setembro de 2024 , com este evento de eclipse lunar parcial visível em toda a sua glória na maior parte da Europa e em toda a América do Norte.

10 homens mais ricos do mundo em 2023, segundo a Forbes

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por