Eclipse Solar Anular 2023: horário e quais cidades do Brasil

O eclipse solar anular será visível no Brasil.

No sábado, 14 de outubro de 2023, a partir das 15h (horário de Brasília), um eclipse solar anular chegará ao Brasil. Durante um eclipse solar anular, a lua parece ligeiramente menor que o sol , por isso não pode bloquear todo o disco. O resultado é um lindo “anel de fogo”.

O anel de fogo viajará por oito estados dos EUA, depois cruzará a América do Sul, passando pelo Norte do Brasil antes de terminar no Oceano Atlântico ao pôr do sol – uma visão espetacular para qualquer navio nas proximidades ver um eclipse solar anular afundando no horizonte.

SAIBA: horário eclipse em São Paulo

Quais cidades do Brasil vai ter o Eclipse Solar Anular

O eclipse solar anular deste sábado, 14 de outubro, vai começar às 11h30 e vai ser visível em todas as capitais do Brasil, incluindo Brasília, mas as cidades de Natal e João Pessoa serão os melhores locais para observar o fenômeno.

O eclipse total poderá ser visto nos estados Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. Já nos outros estados será possível apenas uma visão parcial.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a população conseguirá ver o fenômeno parcial a partir das 15h43, chegando ao seu máximo às 16h51 e terminando às 17h50.

Alerta: O uso de binóculos e telescópios especiais só é recomendado com a orientação de um profissional. Além disso, o fenômeno astronômico poderá ser visto através do canal do YouTube do Observatório Nacional. A transmissão começará às 11h30 (horário de Brasília)
Eclipse solar anular
Eclipse solar anular na américa do sul - foto: nasa

O que é Eclipse Solar Anular?

Um eclipse solar anular ocorre quando a lua parece relativamente pequena no céu e não cobre totalmente o disco do sol, deixando um fino anel externo, muitas vezes chamado de “anel de fogo”.

Se a lua pode cobrir completamente o disco solar depende da distância da lua à Terra. A lua tem uma órbita ligeiramente elíptica ao redor da Terra, portanto, em dois pontos por mês, ela está mais distante (apogeu) e mais próxima (perigeu) da Terra, fazendo com que a lua pareça um pouco menor e um pouco maior que a média em nosso céu.

Embora seja visto em grande parte como um aquecimento para o eclipse solar total de 2024, o eclipse solar anular de 2023 é uma ótima desculpa para viajar, e para os caçadores de eclipses que ainda não viram um eclipse solar anular, é uma grande oportunidade.

+ 10 homens mais ricos do mundo em 2023, segundo a Forbes

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes