Mundo

Polêmica entrevista com a princesa Diana está sob investigação novamente

A controversa entrevista com a princesa Diana feita pela BBC em 1995 será investigada novamente. De acordo com a BBC, repórter usou de documentos falsos para persuadir a princesa.

Escrito por

A controversa entrevista com a princesa Diana feita pela BBC em 1995 trouxe revelações sobre seu casamento com o príncipe Charles.

Assim,  sua conversa com o jornalista Martin Bashir gerou críticas e mudou o curso da história da família real.

Contudo, agora a BBC está reabrindo uma investigação sobre se agiu de maneira inadequada para conseguir a entrevista.

Muitas pessoas pensam que a BBC conseguiu que Diana concordasse com a entrevista sob falsos pretextos. 

Há muito tempo existem alegações que Bashir usou documentos falsos que sugeriam que os funcionários do palácio estavam trabalhando contra a princesa Diana. Bem como estavam sendo pagos para espioná-la, relatou o âncora da CNN e correspondente Max Foster.

Com um novo diretor-geral na BBC, essas alegações estão em um momento de revisão. 

Contudo, não poderia vir em um momento mais inconveniente para a empresa de mídia. Afinal, a BBC está atualmente se concentrando na negociação de um futuro pacote de financiamento com o governo britânico. 

“O panorama da mídia mudou totatalmente nos últimos 25 anos desde que Diana se sentou com Bashir”, destacou Foster.

Mas o diretor-geral da BBC, Tim Davie, se dedica a investigar as circunstâncias da entrevista. Um juiz sênior aposentado conduzirá a investigação.

"Faremos todo o possível para chegar ao fundo disso", disse Davie em um comunicado.

 

Imagem: reprodução q getty images

Entrevista com a princesa Diana sob investigação

Matt Weissler, que era designer gráfico da BBC na época, admitiu ter falsificado extratos bancários depois que Bashir entrou em contato com ele e disse que precisava de "alguns extratos bancários". 

Assim, o irmão da princesa Diana, Charles Spencer, afirma que Bashir o enganou mostrando-lhe os extratos bancários falsos, o que o levou a apresentar o jornalista à irmã.

"Toda a premissa da entrevista foi estabelecida em bases falsas e duvidosas", disse Richard Kay, repórter do Daily Mail.

De acordo com Charles Anson, secretário de imprensa da rainha na época, o Palácio de Buckingham foi pego de surpresa pela entrevista de 1995. 

Mas os funcionários do palácio receberam instruções para apoiar a princesa, relatou Foster.

Pouco depois da entrevista, em 1996, a BBC lançou um inquérito interno e concluiu que os documentos foram falsificados. Mas não tiveram um papel na decisão de Diana de participar da entrevista.

Última modificação em 28/07/2022 11:51

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por