Mundo

Ondas de calor na Europa batem recordes de temperatura

Espanha e Reino Unido registraram as temperaturas mais altas dos últimos anos. Calor e aumento de visitantes dificulta o uso de máscara e distanciamento social.

Escrito por

As ondas de calor na Europa têm elevado as temperaturas na última semana, chegando a quebrar recordes de registros em alguns países.

De acordo com a Fox News, a cidade de San Sebastian, localizada na costa norte da Espanha, registrou a temperatura de 41ºC na quinta-feira. Essa foi a temperatura mais quente do país desde o início dos registros em 1955, informou a Agência Meteorológica Nacional (Aemet).

Do mesmo modo, a cidade de Palma, na ilha mediterrânea de Maiorca, bateu um recorde local de 41ºC na terça-feira.

Segundo a Aemet "As mudanças climáticas estão aumentando a frequência das ondas de calor". A agência também acrescentou  que o número anual de dias nessas condições de muito calor dobrou desde os anos 80.

O Reino Unido também sofreu com as ondas de calor na Europa. Segundo o Met Office, Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, na última sexta-feira (31) foi o dia mais quente de 2020 e o terceiro maior já registrado no país.

Já na Itália, mais de uma dúzia de cidades italianas foram alertadas quando as temperaturas atingiram um pico de 40ºC na sexta e no sábado. Os turistas e moradores de Roma fizeram o possível para escapar das condições sufocantes, ficando na sombra e se refrescando em fontes públicas.

De acordo com os analistas, as recentes ondas de calor na Europa foi alimentada pelo ar quente vindo da África.

 

Imagem: reprodução / unsplash

 

Ondas de calor na Europa dificulta proteção à covid-19

As comunidades ao longo da costa britânica expressaram preocupação com os visitantes que tentavam derrotar o calor. Pois, muitos poderiam burlar as regras de distanciamento social e proteção à covid-19.

O conselho da cidade de Brighton, na costa sul da Inglaterra, pediu para que os visitantes ficassem longe, dizendo que estava "preocupado com o número de pessoas na cidade". Segundo o conselho, "grandes números tornam impossível manter o distanciamento social".

Além disso, muitas pessoas reclamaram que o calor abrasador tornava mais difícil o uso de máscaras para impedir a propagação do coronavírus.

"Sua respiração fica muito quente, as lentes dos óculos ficam borradas", disse Ana Gonzalez à Reuters. Segundo a entrevistada: “você acaba deixando isso de lado quando lembra que é sobre proteção e não há escolha sobre não usá-la. Você esquece que está com a máscara e pronto. É a única maneira. Pelo menos, é isso que eu faço".

 

Última modificação em 29/07/2022 11:23

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por
Tags: covid-19