Mundo

Usina nuclear na Ucrânia é alvo de ataque russo

Usina Nuclear de Zaporizhzhia é a maior da Europa

Escrito por

Um incêndio teria atingido um prédio de treinamento do lado de fora da Usina Nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia, durante intensos ataque russo, disse o serviço de emergência estatal da Ucrânia na madrugada de sexta-feira, 4 de março. A Usina Nuclear Zaporizhzhya de 6GW, localizada em Energodar, é a maior usina nuclear da Europa. 

O que aconteceu com a Usina Nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia

De acordo com a Bloomberg, o prefeito de Energodar, Dmytro Orlov, informou que um ataque russo provocou um incêndio na Usina Nuclear de Zaporizhzhia. Apesar dos rumores, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que não houve mudança nos níveis de radiação relatados. 

A Ucrânia disse à Agência Internacional de Energia Atômica que o incêndio "não afetou equipamentos 'essenciais'" e o pessoal da fábrica estava tomando "ações mitigadoras".

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que um incêndio começou na fábrica e pediu aos militares russos que suspendam imediatamente os disparos. Kuleba acrescentou: "Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar o fogo IMEDIATAMENTE, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!"

O presidente Joe Biden conversou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy quando surgiram relatos sobre o ataque, e os líderes pediram à Rússia que “cesse suas atividades militares na área e permita que bombeiros e equipes de emergência acessem o local”, segundo um comunicado da Casa Branca.

Pelas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, compartilhou um vídeo que mostra um projétil atingindo o local. Não é possível cravar se a usina ou um prédio vizinho foi atingido. 

Assista o momento do incêndio:

Onde fica a usina Zaporizhzhya

A Usina Nuclear Zaporizhzhya (NPP) de 6 GW, localizada em Energodar, Ucrânia, é de propriedade e operada pela empresa nacional de geração de energia nuclear da Ucrânia NNEGC Energoatom.

Zaporizhzhya responde por cerca de 20% da eletricidade da Ucrânia. Em operação desde 1984, a usina havia gerado mais de 1,23 trilhão de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade em dezembro de 2021.

A central nuclear de Zaporizhzhya consiste em seis unidades de reator de água pressurizada (PWR) comissionadas entre 1984 e 1995, com capacidade elétrica bruta de 1.000 MW cada.

+ Países que apoiam a Rússia: 5 aliados no conflito na Ucrânia

O que foi Chernobyl?

Desastre de Chernobyl é considerado o pior desastre na história da geração de energia nuclear. A usina estava situada no assentamento dePryp'yat, a 16 km a Noroeste da cidade de Chernobyl (em ucraniano:Chornobyl ) e 104 km ao norte de Kiev, Ucrânia. A estação consistia em quatro reatores, cada um capaz de produzir 1.000 megawatts de energia elétrica.

O desastre aconteceu de 25 a 26 de abril de 1986, quando os técnicos do reator Unidade 4 tentaram um experimento mal projetado. Os trabalhadores desligaram o sistema de regulação de energia do reator e seus sistemas de segurança de emergência, e retiraram a maioria das hastes de controle de seu núcleo, permitindo que o reator continuasse funcionando com 7% de potência. Esses erros foram agravados por outros, e às 1h23 de 26 de abril a reação em cadeia no núcleo saiu do controle.

Várias explosões desencadearam uma grande bola de fogo e explodiram o aço pesado e a tampa de concreto do reator. Isso e o fogo que se seguiu no núcleo do reator de grafite liberou grandes quantidades de material radioativo para a atmosfera , onde foi transportado a grandes distâncias por correntes de ar. 

Última modificação em 19/07/2022 23:05

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Ucrânia